Professor da Fazu desenvolve projetos nas Fazendas Santo Antônio e Leite Verde  

 

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve nos dias 11 e 12 de julho na fazenda da sua família, a Fazenda Santo Antônio, no município de Urutai/GO, onde sua esposa, a egressa do curso de Zootecnia da Fazu Bianca Passareti Junqueira Franco Almeida, desenvolve as atividades de recria e engorda de bovinos machos em uma área útil de 1.000 hectares de pastagens com um rebanho médio anual de 1.500 bovinos que entram com peso corporal acima de 300 kg e são comercializados com peso corporal acima de 530 kg.

De acordo com o professor, a Fazenda Santo Antônio foi uma das primeiras aprovadas na Lista Traces para exportação de carne para a Europa através de frigoríficos credenciados. “O rebanho é todo rastreado e a fazenda certificada, passando por auditorias frequentes. A fazenda é operada por dois funcionários”, conta Adilson

Já entre os dias 13 e 16 de julho, o professor Adilson Aguiar voltou ao Sudoeste da Bahia, no município de Jaborandi para fazer sua visita de rotina ao projeto da Fazenda Leite Verde que ele assessora naquela região. Essa é a sua terceira visita de rotina do ano 2016, a propriedade é assessorada por Adilson desde 2002. “O projeto é de um grupo de produtores e investidores da Nova Zelândia e mais cinco sócios brasileiros. Atualmente, o rebanho é composto por 5.560 cabeças, sendo 1.540 vacas em lactação, que ocupam uma área de 504 hectares irrigados por pivô central (9 pivôs) com 11,03 cabeças/hectare sendo suplementados apenas com alimento concentrado, basicamente milho, sorgo e minerais”, afirma Adilson.

Em 2015, a produção media diária foi de 20.000 litros de leite com aproximadamente 1.521 vacas em lactação e uma produtividade média por vaca de 13 litros/dia e mais de 31.000 litros/hectare/ano nos pivôs com vacas em lactação. O grupo Leite Verde ainda tem a marca Leitíssimo com os produtos Leitíssimo Integral, Leitíssimo Baixa Lactose, Leitíssimo Desnatado e em junho de 2016 foi lançado o creme de leite Leitíssimo, com 20% de gordura. “A indústria fica dentro da própria fazenda e está processando diariamente mais de 33 mil litros, sendo que a diferença de 13 mil litros produzidos por dois parceiros produtores da Nova Zelândia que tem fazendas vizinhas à da Leite Verde, entre os quais a Agropecuária Três Marias também atendida por mim”, ressalta.

Adilson destaca que as vacas destes dois produtores são da Fazenda Leite Verde, alugadas por meio de um contrato especial baseado em contratos típicos feitos pelos produtores na Nova Zelândia. O professor Adilson Aguiar é responsável nessas propriedades visitadas pelos programas de manejo da pastagem, correção e adubação dos solos, formulação dos suplementos minerais e concentrados, treinamento dos integrantes das equipes das fazendas, nas diferentes áreas.

Como diretor da Leite Verde, o professor Adilson Aguiar participa das reuniões anuais da diretoria do Grupo, composta por quatro neozelandeses e pelo professor Adilson. São realizadas quatro reuniões anuais, duas a três são no Brasil e uma a duas são na Nova Zelândia.

 

 

Categorias