O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 20 e 23 de dezembro de 2016 no estado do Goiás, na região do Vale do Araguaia, no município de Britânia. O objetivo foi dar continuidade ao projeto da Fazenda Garrote. O projeto visa a implantação de produção intensiva de recria de bovinos de corte em pasto. A primeira visita para iniciar este novo projeto foi realizada entre 24 e 26 de agosto de 2016.
Na primeira visita foram inventariados todos os recursos disponíveis e com base naquele inventário foi emitido um diagnóstico da situação na qual a propriedade se encontrava e da potencial naquele ambiente. “A propriedade pertence ao empresário e pecuarista José Carlos Garrote de Souza, que é diretor da São Salvador Alimentos (SSA), detentora da marca Super Frango da cidade de Itaberai, Goiás, que em 2016 faturou mais de um bilhão de reais”, conta Adilson.
Segundo o professor, a propriedade foi comprada recentemente e possui uma área total de 3.530 hectares e desenvolverá um projeto de recria intensiva de bovinos machos que serão terminados nos confinamentos de duas propriedades do mesmo pecuarista no município de Itaberai, região grande produtora de grãos, onde é mais viável terminar animais naquele sistema. No projeto final serão recriados 20 mil animais que serão enviados para os confinamentos em Itaberai em dois turnos anuais. Nesta segunda visita, o professor Adilson esteve acompanhado pelo zootecnista Lucas Castro Silva, egresso do curso de Zootecnia da Fazu.
Os objetivos da segunda visita foram de acompanhar a implantação do projeto piloto de “produção intensiva de recria de bovinos de corte em pasto”; acompanhar a implantação do projeto de “produção extensiva de recria de bovinos de corte em pasto” e como aumentar a eficiência deste sistema de produção sem investimentos e custos adicionais e, por fim, treinar a equipe de colaboradores da pecuária para a implantação e execução dos projetos citados acima.
O prof. Adilson voltará nesta propriedade na primeira semana de abril deste ano para dar continuidade na execução deste projeto. Aproveitando a viagem pelo estado do Goiás, o professor Adilson participou de três reuniões com três pecuaristas diferentes em Goiânia. Os pecuaristas possuem propriedades no estado.