Professor da Fazu desenvolve projeto no Grupo Terra Grande

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar esteve no Estado do Tocantins levando conhecimento técnico para o Grupo Agropecuário Terra Grande. A visita aconteceu nos dias 02 e 03 de março, na cidade Bernardo Sayão/TO.

O Terra Grande é um grupo familiar que além de investir na pecuária de corte tem outras empresas. “A organização seleciona a raça Nelore Padrão desde 1970, já são 46 anos de seleção, com um dos maiores rebanhos de vacas Puras de Origem (PO) da raça, atualmente com 4.104 fêmeas em idade reprodutiva e um rebanho total de 10.132 animais, com vários touros em centrais de inseminação artificial. O Terra Grande é a maior vendedor de touros das regiões Norte e Nordeste com 1.200 touros reservados para 2016. O rebanho do Terra Grande é selecionado pelas bases do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu)”, conta o professor.

De acordo com Adilson Aguiar, o projeto no Grupo começou em 2013 na área de manejo da pastagem, contribuindo na orientação dos programas de recuperação e renovação, controle de plantas invasoras e de insetos pragas, intensificação da produção da pastagem através da correção, adubação e irrigação do solo e no manejo do pastejo. Ainda tem contribuído na orientação do programa de suplementação do rebanho. “No Terra Grande estão sendo conduzidos vários experimentos para avaliar métodos de controle de plantas invasoras gramíneas em pastagens e eu estou fazendo parte da equipe que está orientando a metodologia de pesquisa e avaliando os resultados”, ressalta o professor.

Nas três ultimas estações chuvosas (2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016) a empresa renovou aproximadamente 1.500 hectares de pastagens degradadas, e vem intensificando através da correção e adubação do solo outros 1.104 hectares. “O Terra Grande é administrada por um dos sócios proprietários, o médico veterinário André Curado, que está fazendo a gestão de todo o projeto para tornar o Grupo em um dos projetos mais intensivos e rentáveis de melhoramento genético em sistema de pastagem”, finaliza Adilson Aguiar.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *