Professor da Fazu desenvolve projeto na Pecuária Katispera

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 29 de março e 03 de abril, em propriedades da empresa Pecuária Katispera, localizadas nos Estados de Goiás e Minas Gerais. O objetivo foi realizar a sua primeira visita de rotina de 2017. Nesta visita os trabalhos foram somente nas fazendas do Estado de Goiás.

Segundo o professor Adilson, no dia 29 de março ele trabalhou na Fazenda Vale Verde, no município de Quirinópolis, Goiás, onde são desenvolvidas as atividades de cria e de recria de fêmeas para reposição. Nos dias 30 de março a 02 de abril os trabalhos foram realizados em três propriedades de cria e recria, uma das quais de melhoramento genético da raça Nelore, com 700 fêmeas Puras de Origem (PO) e 300 receptoras em idade reprodutiva. Aquelas três fazendas são agrupadas em um bloco denominado de Conjunto Entre Rios e ficam todas no município de Corumbaíba, também em Goiás. “Os animais de recria de todas as fazendas são engordados em um confinamento para 6.000 cabeças estáticas no município de Orlândia, Estado de São Paulo. Somente as vacas descartes das fazendas de cria são confinadas em uma unidade para 1.000 animais estáticos no conjunto de fazendas Entre Rios”, conta.

De acordo com o professor, nos dias da visita o rebanho somava 32.000 cabeças, das quais 11.210 eram fêmeas em reprodução, em 9.500 hectares de pastagens, com taxas de lotação de 3.37 cabeças/ha e 2,6 UA/há. “Este é o projeto de pecuária de corte que tem a maior área de pastagens adubadas do Brasil, com 4.800 hectares adubados na safra 2016/2017, correspondendo a 50,5% da área útil de pastagens, mas já chegaram a adubar 6.000 hectares, ou mais de 60% da área de pastagens”, afirma Adilson.

O professor Adilson Aguiar fez o inventário de recursos e emitiu um diagnóstico da situação atual e da potencial em uma visita no final de setembro/início de outubro de 2016 e fez uma proposta de trabalho a qual foi aprovado naquela ocasião. Nesta primeira visita de 2017 o objetivo foi o acompanhamento da execução do projeto contribuindo com orientações para alcançar uma meta de 20.000 fêmeas em reprodução. O professor Adilson foi indicado para o proprietário da Pecuária Katispera pelo Médico Veterinário e Mestre, Diego Palucci, gerente de Bovinos de Corte da empresa Rehagro, de Belo Horizonte, quem acompanha o projeto desde 2011 e é responsável por todo o planejamento de execução do projeto desta empresa pecuária.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *