O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, desenvolveu atividades entre os dias 15 a 27 de novembro. O professor visita fazendas, participa de eventos e ministra aulas sobre manejo da pastagem.
Mato Grosso do Sul | Fazenda Sant’Anna
O professor Adilson Aguiar esteve nos dias 15, 16 e 17 de novembro no Mato Grosso do Sul para levar conhecimento técnica e econômico à Fazenda Santa Anna do Apa, do Grupo Jaguari, para o qual o professor desenvolve projeto desde 2000, em propriedades no Estado de São Paulo. Na Fazenda Sant’Anna do Apa ele começou a acompanhar o projeto em 2012. “A propriedade está localizada no município de Bela Vista, na divisa com o Paraguai. Possui uma área total de 3.778 hectares (ha) sendo 2.400 de área útil e o restante é destinado às áreas de preservação ambiental. A atividade desenvolvida neste projeto é o melhoramento genético da raça Nelore, com um rebanho de 2.000 matrizes, para a venda de touros melhoradores, e de bezerros que não são aprovados na seleção para futuros touros”, conta Adilson.
O projeto é gerenciado pelo técnico agrícola formado na Escola Agrotécnica de Uberaba, Luiz Borges, com o suporte da Zootecnista Claudia Verônica, egressa da Fazu, na gestão econômica e financeira. O professor Adilson visita o projeto duas vezes ao ano, nas entradas dos períodos seco e chuvoso do ano para orientar os programas de manejo das pastagens, suplementação do rebanho, e análise econômica dos resultados do projeto com simulações de sistemas de produção mais rentáveis.
Pós-graduação Pecuária Leiteira
Nos dias 18 e 19 de novembro, o Prof. Adilson Aguiar esteve em Belo Horizonte para ministrar aulas no curso de Pós-graduação em Pecuária Leiteira. A Pós é ofertada pela empresa Rehagro, em parceira da ABCZ e Fazu. Adilson é responsável pelo modulo 09 que trata de Manejo da Pastagem. Estão participando deste curso mais de 40 alunos dos Estados de Minas Gerais, sendo a maioria, Rio de Janeiro e outros estados. O professor ministra aulas nos cursos de Pós-graduação promovidos pelo Rehagro há aproximadamente 10 anos. Além do curso de Pecuária Leiteira, o Prof. Adilson Aguiar ainda ministra aulas nos cursos de Pecuária de Corte, Nutrição de Bovinos de Corte, Nutrição de Bovinos de Leite e Ovinos de Corte.
São Paulo e Mato Grosso do Sul
O professor Adilosn esteve entre os dias 23 e 26 de novembro levando conhecimento técnico a clientes nos Estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, além de participar do Encontro de Consultores na cidade de São Paulo.
Na viagem, o professor Adilson esteve acompanhado pelo egresso da Fazu, o zootecnista e especialista em Gestão do Agronegócio, Mateus Contatto Caseta, que é também professor dos cursos de Pós-graduação “latu-sensu” em Manejo da Pastagem e em Nutrição e Alimentação de Ruminantes ofertados pela Fazu.
Fazenda Terras Novas
No dia 23 de novembro, o professor Adilson visitou pela segunda vez em 2016, a Fazenda Terras Novas, para a qual desenvolve projeto desde 2001, realizando duas visitas anuais, uma na entrada do período da seca, como foi a visita de maio, e outra na entrada do período chuvoso, como esta última. “A propriedade está localizada no distrito de Engenheiro Taveira, município de Araçatuba/SP, e é uma referência de integração de atividades. Parte da área útil da propriedade é arrendada para o cultivo de cana-de-açúcar (56% da área útil da propriedade) para uma usina que tem sua unidade vizinha à Fazenda Terras Novas; parte da área útil é cultivada com seringueira (17% da área útil da propriedade) para a produção de látex, em cultivo desenvolvido pelo proprietário, e parte da área é explorada com pecuária (27% da área útil da propriedade), desenvolvendo um programa de melhoramento genético da raça nelore: é nesta área que oriento o programa de manejo da pastagem: coleta de forragem para cálculo da sua disponibilidade, acumulo, capacidade de suporte; correção e adubação do solo; controle de plantas invasoras e de insetos pragas”, conta o professor.
Encontro de Consultores
No dia 24 de novembro, o professor Adilson viajou para São Paulo com o objetivo de participar do Encontro de Consultores. Adilson foi um dos quatro debatedores em uma mesa redonda com 40 grandes pecuaristas, sendo o tamanho médio dos rebanhos daqueles pecuaristas de 15.000 bovinos, que tem suas fazendas em estados das regiões Centro Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. “O evento foi realizado pela Dow AgroSciences, com a curadoria da Scot Consultoria, da cidade de Bebedouro/SP. Além dos pecuaristas estiveram presentes os integrantes das equipes da Scot Consultoria e da Dow AgroScienses, principalmente seus pesquisadores. O debate foi moderado pelo engenheiro Agrônomo Alcides Torres, proprietário da Scot Consultoria”, afirma.
Além do Prof. Adilson, participaram o engenheiro agrônomo Felipe Daltro, Gerente de Marketing de Defensivos da Linha de Pastagem, da Dow AgroScienses; o engenheiro agrônomo José Renato, gerente da Fazenda Figueira de Londrina, Paraná, que pertence a USP/ESALQ, de Piracicaba e o pesquisador da EMBRAPA Oriental, de Belém, Pará, o PhD Moacyr Bernardino Dias Filho.
Os temas centrais do debate foram: o processo de degradação das pastagens; quando recuperar e quando renovar uma pastagem degradada; investimentos para a recuperação e a renovação da pastagem degradada: seus desafios e quebra de paradigmas, resultados de pesquisas e perspectivas. O evento foi realizado no restaurante Pobre Juan, localizado no Shopping Cidade Jardim. Na noite deste mesmo dia o professor Adilson foi para a cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, onde o colega Mateus Contatto Caseta já o estava esperando.
Marca CS
No dia 25 de novembro, o professor Adilson Aguiar esteve no município de Três Lagoas/MS pela quarta vez este ano para prestar consultoria para a empresa CS. A marca CS pertence ao criador e pecuarista Senhor Cláudio Garcia de Souza, conhecido carinhosamente pelos amigos por Cláudio Totó. O senhor Cláudio Garcia seleciona a raça Nelore há 55 anos e a raça Guzerá há mais de duas décadas. “Os rebanhos das raças Nelore e Guzerá da marca CS são registrados na ABCZ e participam dos programas de melhoramento genético da ABCZ, o PMGZ, e da EMBRAPA, o GENEPLUS. Dois dos filhos do Senhor Cláudio Garcia são egressos do curso de Zootecnia da Fazu, os zootecnistas Leda Garcia de Souza e Marco Garcia de Souza, que junto com o engenheiro agrônomo Fernando Garcia de Souza, egresso da Universidade Federal de Viçosa já assumiram praticamente todo o negócio de pecuária da marca CS”, destaca o professor.
Neste projeto o professor Adilson orienta os programas de manejo da pastagem; suplementação do rebanho; análise de projetos; controle de custos e de resultados, entre outras áreas. O objetivo principal desta visita foi a apresentação de um projeto de evolução do rebanho do Núcleo de Gado Puro de Origem para os próximos 10 anos com análise técnica e econômica a qual foi apresentada pelo colega parceiro do prof. Adilson Aguiar, o Zootecnista Mateus Contatto Caseta. O Mateus acompanha o projeto da Marca CS junto com o professor Adilson fazendo quatro visitas por ano.
Fazendas Lagoa dos Buritis e Santo Antônio da Figueira
Nos dias 26 e 27 de novembro, o professor Adilson e o colega Mateus visitaram as Fazendas Lagoa dos Buritis e Santo Antônio da Figueira nas quais o professor desenvolve um programa de consultoria técnica desde o ano 2000 com duas visitas anuais uma na entrada do período seco (foi em maio), e outra na entrada do período chuvoso, como esta última. “As duas propriedades são de uma mesma família de São Paulo e somam 5.961 hectares de área útil de pastagens com um rebanho de 7.000 cabeças, sendo destas 3.826 fêmeas em idade reprodutiva. A atividade desenvolvida neste projeto é a cria para a venda de bezerros machos após a desmama e dos descartes de fêmeas. Eu oriento todo o programa de manejo da pastagem e da suplementação do rebanho”, conta o professor.