Preparativos para a ExpoZebu 2019 movimentam Parque Fernando Costa

A 85ª edição da maior feira de gado Zebu do mundo começa oficialmente no próximo sábado (27), mas a movimentação no Parque Fernando Costa, em Uberaba, já é intensa. Este ano, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) ampliou o espaço comercial em mais de 10%. “Serão cerca de 300 stands, entre expositores fixos, temporários e de gastronomia”, diz o supervisor comercial da ABCZ, Fernando Moreira.

A empresa Octarte, especializada no desenvolvimento de projetos estruturais para eventos há mais de 10 anos, marcará presença. O marceneiro Órion Rodrigues, um dos responsáveis pela montagem do stand, conta que tudo deve ficar pronto até quinta-feira (25). “Somos cinco montadores, chegamos aqui às 7h e ficamos até às 18h para finalizar tudo antes da abertura oficial”, conta.

Alguns animais, as grandes estrelas da festa, também já começaram a chegar. Edimilson Antônio Pereira é tratador e responsável pelos 18 animais da raça Nelore que saíram da Fazenda Agropecuária CRL, em Belo Horizonte, no domingo, às 22h, e chegaram a Uberaba na manhã desta segunda-feira (22). Eles vão participar de três leilões e de um julgamento. “A preparação para trazer os animais começa uns 45 dias antes. Todo dia damos banho, lixamos o couro e oferecemos uma alimentação especial para que eles não fiquem estressados durante a viagem”, explica o tratador.

Essa é a 10ª vez que Edimilson participa da feira em Uberaba. Ele conta que, de lá para cá, a estrutura da Expozebu mudou bastante. “Melhorou muito. Antigamente, a gente dormia aqui mesmo nas baias. Hoje temos um espaço só para os dormitórios, um local confortável para descansar”.

E há tantos anos cuidando desses animais, ele nem consegue se imaginar fazendo outra atividade. “Tem que gostar mesmo, a gente passa muito tempo longe de casa. E às vezes é bem melhor lidar com os animais”, finaliza Edimilson.

Fonte: Graziela Oliveira – ABCZ

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *