Raphael Fernandes é um dos muitos profissionais que tiveram sua carreira impulsionada pela pós-graduação em Bovinos Leiteiros na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). Com uma trajetória profissional rica e diversificada, Raphael destaca a importância da especialização para seu desenvolvimento técnico e pessoal.
Formado em Zootecnia pela Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande/MS, Raphael começou sua carreira na produção leiteira em 2020. Desde então, ele tem se dedicado à intensificação de sistemas produtivos, buscando melhores resultados e maior rentabilidade. “A produção de leite sempre esteve presente na minha vida de várias formas, especialmente na propriedade da minha família, onde mantivemos uma pequena produção para consumo próprio”, conta Raphael Fernandes.
Após se formar, Raphael iniciou sua carreira na propriedade familiar, onde pôde aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação. “Esse período foi uma segunda faculdade, onde pude conhecer melhor cada detalhe da atividade e colocar em prática muito do que aprendi”, relembra. Em seguida, ele trabalhou na Agros Nutrition, empresa catarinense focada em aditivos para agropecuária, até ser contratado pela Cooperativa Cotripal em setembro de 2023. Atualmente, na Cotripal, Raphael Fernandes foca na assistência técnica em pecuária leiteira aos associados da cooperativa, com ênfase em nutrição e manejo nutricional.
Raphael escolheu a pós-graduação em Bovinos Leiteiros na Fazu por diversos motivos. “Os principais motivos foram a praticidade da pós-graduação EAD, os professores renomados em suas respectivas áreas e os encontros semanais que possibilitam troca de conhecimento”, destaca o zootecnista.
Os conhecimentos adquiridos na pós-graduação foram fundamentais para a resolução de problemas e melhoria de processos na atuação profissional de Raphael. “De uma forma geral, todos os casos práticos trazidos pelos professores tiveram grande valia. Como técnicos, estamos sempre propensos a imprevistos e situações nas propriedades, então todas as trocas de experiências tiveram um impacto significativo no dia a dia”, relata. Ele destaca, particularmente, os casos nutricionais como sendo de grande ajuda em sua prática diária.
“A pós-graduação em Bovinos Leiteiros na Fazu contribuiu principalmente com conhecimento e experiências reais de situações a campo”, ressalta Raphael. O curso ajudou tanto no desenvolvimento profissional quanto pessoal, proporcionando a ele uma base sólida para enfrentar os desafios do setor.
Raphael recomenda a pós-graduação da Fazu para outros profissionais da área. “Recomendo pela qualidade do conteúdo, praticidade e facilidade na rotina”, conclui.
Na Pós em Bovinos Leiteiros da Fazu, o aluno iniciará uma jornada dentro do sistema de produção de bovinos leiteiros desde o bezerreiro, passando por manejo nutricional, reprodutivo, qualidade do leite e melhoramento genético. O especialista neste curso, será capaz de dominar as diversas áreas do conhecimento, se tornando mais eficiente, reduzindo os custos e aumentando a rentabilidade.