O professor Matheus Alves e o egresso da 3ª turma da pós-graduação em Agricultura de Precisão da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Uldérico Rios Oliveira, tiveram seu artigo publicado no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital (ConBAP) 2024, o maior evento da área na América Latina. O trabalho intitulado “Análise da dinâmica temporal de índices de vegetação através de imagens Sentinel-2A em estudo do desenvolvimento fenológico na cultura da soja” foi resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) orientado pelo professor Matheus. Atualmente, Uldérico é docente na Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade de Posse/GO.
A pesquisa demonstrou que, com o uso de imagens orbitais do Sentinel-2A, é possível realizar uma análise temporal do desenvolvimento fenológico da cultura da soja utilizando Índices de Vegetação como SR, NDVI, SAVI e IAF. Apesar dos resultados positivos, o estudo apontou a necessidade de aprofundamento com intervalos de imagem mais frequentes, a cada 5 dias, para melhorar o acompanhamento do ciclo completo da cultura. A limitação enfrentada foi a presença de nuvens, que comprometeu a qualidade de algumas imagens.
De acordo com o professor Matheus Alves, a publicação no ConBAP é um marco importante que ressalta o compromisso da Fazu em oferecer formação de qualidade e integrada às demandas do mercado agrícola. “Este é um trabalho de grande relevância, pois mostra como a tecnologia pode ser aplicada no monitoramento preciso das culturas, ajudando a otimizar os recursos no campo. Ver o Uldérico hoje, como professor na UEG, é motivo de grande orgulho para nós”, destacou Matheus.
Realizado pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital (AsBraAP), o ConBAP é referência no setor e promove a conexão entre inovação tecnológica e o agronegócio. A edição de 2024 ocorreu de 25 a 27 de novembro, em Ribeirão Preto (SP), reunindo profissionais, pesquisadores e empresas do setor. O evento tem como foco apresentar soluções para melhorar a eficiência, sustentabilidade e rentabilidade no uso de recursos agropecuários.
Além de sua formação em Agricultura de Precisão pela Fazu, Uldérico possui um extenso currículo acadêmico e profissional. É Mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela UFBA, especialista em Geoprocessamento e Engenheiro Agrícola e Ambiental pela UNIVASF. Já atuou em importantes instituições como EMBRAPA, Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e UFBA, além de projetos na área de recuperação de áreas degradadas e saneamento ambiental.