Participantes do 1º Workshop sobre Tecnologias Aplicadas na Agricultura visitam uma das lavouras de cana-de-açúcar mais produtivas do Brasil

Sucesso de público, os participantes do 1º Workshop sobre Tecnologias Aplicadas na Agricultura tiveram um dia intenso de atividades no campus da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). O evento foi realizado na última quinta-feira (14), com início às 8h e finalizado às 22h40. Além das palestras com importantes profissionais, os participantes ainda visitaram a Fazenda Boa Esperança, que possui as áreas de cana-de-açúcar mais produtivas do Brasil. Localizada no município de Campo Florido (MG), a fazenda registra cerca de 16 toneladas de açúcar por hectare.

O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Mecanização em Agricultura de Precisão (GMAP), sob orientação dos professores Francisc Henrique Silva e Matheus Oliveira Alves. O Workshop contou com o apoio do setor de Pesquisa, Extensão e Inovação, do Diretório Acadêmico da Agronomia, da Empresa Júnior da Fazu, ProFarmers, e da Fazenda Boa Esperança.

Palestras

A programação do evento abordou importantes avanços tecnológicos relacionados à Agricultura de Precisão. A abertura do evento aconteceu às 8h, com o mestre de cerimônias da Fazu, Sérgio Hillesheim, onde os participantes foram recebidos pelos organizadores do evento. Iniciando o quadro de palestras, o engenheiro agrônomo Gustavo Morlin, técnico em Mecânica Agrícola, e o Silas Maia, da Maqnelson/John Deere, abordam sobre a tecnologia embarcada em gerenciamento de frota agrícola e agricultura de precisão. Logo em seguida o professor Dr. Rouverson Pereira da Silva, da UNESP/Jaboticabal, abordou sobre a mecanização agrícola na era da agricultura digital. Já o doutorando Rafael Marcão Tavares, do Grupo Inquima, ministrou uma palestra sobre a redução de volumes de aplicação nas pulverizações agrícolas.

No período da noite, às 19h, seguiu o quadro de palestras. A primeira palestra da noite abordou sobre a agricultura digital na plataforma de decisão integrada Farmers Edge, com o Esp. Thiago Paula, da Farmers Edge. Em seguida o foi apresentado o plano diretor de geotecnologias, com o Esp. Alexandre Pereira, da IOTIC Consultoria e Tecnologias. Por fim, o professor Dr. Rodrigo Gallis, da UFU/Monte Carmelo, ministrou a última palestra do evento sobre o uso de drones na agricultura.

De acordo com o professor Francisc, um dos organizadores, o intuito do evento foi trazer discussões técnicas, com temas atuais em relação a era da agricultura digital. “O universo de tecnologias aplicadas na agricultura é bastante amplo, que foi o tema do workshop, mas conseguimos manter o foco da agricultura 4.0, que é a agricultura digital, tanto no quesito mecanização agrícola, quanto no quesito geotecnologias”, destaca o professor.

O professor ainda contou que o evento superou todas expectativas pelo fato do grande número de participantes e, também, por conseguir difundir o que foi abordado em um cenário nacional, pois haviam participantes de vários estados do Brasil e até mesmo de outros países.

Visita técnica

Após o almoço, às 13h30, foi realizada uma visita técnica para demonstrações tecnológicas na Fazenda Boa Esperança, em Campo Florido, com acadêmico do curso de Agronomia da Fazu, Ademir de Mello Júnior, que é um dos proprietários da Fazenda. A visita ainda contou com a participação do Sr. Ademir Ferreira de Mello, diretor-presidente da Fazenda Boa Esperança, e técnicos.  Sr. Ademir contou para os participantes que o sucesso de seu cultivo é decorrente de uma série de fatores, tais como o plantio de meiose, rotação de cultura com soja, tratamento biológico, e, claro, uma equipe poderosa. A Fazenda Boa Esperança gera mais 450 empregos diretos e outros tantos indiretos na região, além de ser fornecedora das usinas Coruripe, de Campo Florido (MG), e Santo Ângelo, de Pirajuba (MG).

O professor Matheus agradece a todos. “Em relação aos agradecimentos, não podemos deixar de mencionar os participantes, pesquisadores, profissionais, bem como a Fazu que possibilitou que o workshop acontecesse, aos apoiadores, principalmente à Fazenda Boa Esperança, e os patrocinadores: Café Imperial, Velbrax Agro, Agro Zap, Grão Direto, Klin Copy. De forma especial ao GMAP e a empresa júnior ProFarmers, que nos auxiliaram de forma brilhante em todos os momentos”, finaliza o professor.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *