Núcleo de Estudos em Forragicultura Tropical é lançado na Fazu

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) lançou oficialmente o Núcleo de Estudos em Forragicultura Tropical (NEFORT), um novo marco para o estudo e desenvolvimento da forragicultura. O NEFORT é coordenado pelo Dr. Rayner Sversut Barbieri, que também é coordenador do Curso de Zootecnia na instituição. O NEFORT tem como objetivo aprofundar o estudo das forrageiras tropicais, vitais para a pecuária e agricultura do Brasil. Os encontros do NEFORT acontecerão quinzenalmente às terças-feiras, na Sala 11 da Fazu. Interessados em participar das atividades do núcleo podem obter mais informações e acompanhar através do Instagram @nefortfazu.

O NEFORT é aberto aos estudantes, professores e profissionais do setor. “Este núcleo será um espaço para debater, pesquisar e disseminar conhecimentos sobre as melhores práticas e inovações na área de forragicultura. Com um manejo adequado, as forrageiras tropicais podem produzir alimento de forma constante durante todo o ano, garantindo assim a segurança alimentar do rebanho e a rentabilidade dos produtores rurais. A iniciativa em criar o NEFORT reflete o compromisso da Fazu em liderar pelo exemplo no ensino e pesquisa agrícolas, promovendo técnicas que beneficiam tanto a economia quanto o meio ambiente”, explicou Dr. Rayner.

Forrageiras tropicais são essenciais para a sustentabilidade da produção agropecuária no Brasil, adaptando-se perfeitamente às variadas condições climáticas e de solo do país. Essas plantas não só fornecem alimentação de alta qualidade para o gado como também desempenham um papel crucial na conservação da saúde do solo. Elas são conhecidas por sua alta produtividade, resistência a pragas e doenças, e são ricas em nutrientes, essenciais para a nutrição animal