Metodologias ativas favorecem o aprendizado dos alunos da Fazu

Acadêmicos da Agronomia e Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) participam de aulas com metodologias ativas. O método de “apresentação de trabalho em grupos randomizados”, onde os alunos de Bovinocultura da Agronomia, sob orientação do professor Alexandre Bizinoto, expuseram relatórios referentes à diagnósticos feitos em visitas a fazendas tidas como referência nos diferentes sistemas de produção de bovinos (extensivo, semi-extensivo e intensivo), sendo algumas voltadas à produção de bovinos de corte e outras de leite.

O principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento.

A aprendizagem baseada em problemas, project based learning (PBL), tem como propósito fazer com que os estudantes aprendam através da resolução colaborativa de desafios. Ao explorar soluções dentro de um contexto especifico de aprendizado, que pode utilizar a tecnologia e/ou outros recursos, essa metodologia incentiva a habilidade de investigar, refletir e criar perante a uma situação.