Laboratório de Nutrição Animal da Fazu recebe certificação da Embrapa Pecuária Sudeste

O Laboratório de Nutrição Animal da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu o certificado de proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal – Embrapa Pecuária Sudeste. A certificação aconteceu durante o 9º Workshop, que foi realizado nos dias 17 e 18 de Maio, onde reuniram laboratórios nacionais e internacionais. A supervisora de laboratório, Marta Tovo, representou a faculdade.

Um dos objetivos de participar do ensaio de proficiência é a melhoria da precisão e eficiência das análises realizadas no laboratório, alinhando os resultados com os demais laboratórios participantes deste programa de qualidade, garantindo confiabilidade nos resultados emitidos aos clientes.

Participar do Ensaio de Proficiência para laboratórios significa que o Laboratório de Nutrição Animal da Fazu preocupa com a qualidade analítica e está no patamar de qualidade exigido pela referida empresa. Recebemos amostras de toda região e outros estados como Tocantins, Bahia, Mato Grosso. São enviadas amostras aos laboratórios da Fazu como: volumosos, concentrados, matérias primas.

A análise bromatológica além de contribuir para uma dieta equilibrada contribui também para que as formulações de rações realizadas pelo Brasil a fora sejam feitas com maior rigor, respeitando o que verdadeiramente cada alimento apresenta em sua composição química. Uma dieta balanceada contribui para a saúde do animal.

“É necessário muito empenho, dedicação e profissionalismo de toda equipe do laboratório para que os resultados cumpram os protocolos exigidos pela Embrapa. O selo de controle de qualidade para as Instituições de Ensino Superior (IES) é extremante importante”, destaca Marta.

É freqüente a participação de alunos em projetos oferecidos pela própria faculdade ou por empresas parceiras durante a graduação. Em muitos desses projetos são necessárias às realizações de análises, para o aprofundamento dos estudos. O certificado confere a esses projetos uma garantia de que os resultados estão dentro dos parâmetros exigidos.

“A certificação tem influência direta na vida acadêmica do aluno, pois os projetos irão constar em seu currículo e agregar valor ao mesmo. Credibilidade é um dos bens mais valiosos de qualquer organização, seja ela pública ou privada”, ressalta a supervisora.

O Laboratório da Fazu conta com diversos tipos de análises para determinar os nutrientes no alimento oferecido para os animais, como: matéria seca, matéria seca 105ºC, proteína bruta, fibra bruta, extrato etéreo, matéria mineral, nutrientes digestíveis totais (NDT), extrato não nitrogenado (ENN), cálcio, fosforo, hemicelulose, fibra em detergente ácido (FDA), fibra em detergente neutro (FDN), nitrogênio insolúvel em detergente ácido (NIDA), nitrogênio insolúvel em detergente neutro (NIDN), fibra em detergente ácido isento de cinzas (FDAc), fibra em detergente neutro isento de cinzas (FDNc), celulose, lignina e pH.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *