A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), por meio do professor Diego Fraga, criou o Grupo de Estudos e Pesquisa em Entomologia Aplicada (GEPEA) em março deste ano, com o intuito de incentivar os alunos da faculdade quanto à temas relacionados ao manejo de insetos-paga.
De acordo com o professor Diego, o grupo é composto por alunos de diversos períodos do curso de Agronomia. “A proposta do grupo é fortalecer o conhecimento dos alunos quanto a questões entomológicas, através da discussão de artigos científicos, elaboração e condução de projetos de iniciação científica do PIC/PIBIC (Programa de Iniciação Científica e Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica Institucional) e organização de eventos científicos para atender a demanda dos alunos da instituição”, conta.
Durante o 20° Porteira Adentro, o grupo esteve presente na apresentação dos resultados da pesquisa do aluno Vitor Vicente Machado intitulada “Custo-benefício da reforma de pastagens com a utilização de extrato de alga marinha”, que é financiada pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).
Segundo Diego, atualmente, o grupo conta com a participação de 11 alunos do curso de Agronomia, além da colaboração dos Professores Alex Moretini, Edson Komori e Thais Ramalho Bean. A Entomologia é a área da zoologia que estuda os insetos, sendo responsável pelo estudo das características físicas, comportamentais e reprodutivas dos insetos. É uma área de estudo muito importante, pois desenvolve conhecimentos usados, por exemplo, na agricultura e saúde humana.
Sobre o Porteira Adentro