Fazu une pesquisa e mercado durante 24ª Jornada Científica

Nesta quarta-feira (29), a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) encerrou a 24ª Jornada Científica da instituição. O evento, realizado na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, contou com três dias de programação. Com quatro eixos temáticos, a jornada integrou os alunos da faculdade, promovendo um elo entre pesquisa e mercado.

No Eixo Agro & Tech, a última noite começou com a palestra “O Papel das Plantas de Cobertura na Construção da Fertilidade do Solo”, ministrada por Edson José de Castro Júnior. Em seguida, Thiago Ferrari (Raix BioSoluções) apresentou a palestra “O Método Raix para Transformar o Solo”.
A Palavra do Produtor ficou por conta de Fernando Mendes (Grupo Chapadão). Encerrando o eixo, a mesa-redonda, moderada pelo professor Alex Oliveira, promoveu um diálogo técnico e inspirador entre empresa, produtor e academia.

O encerramento do Eixo Administração & Contábeis contou com a palestra “Soft Skills Mais Desejadas no Momento”, ministrada por Leonardo Josakian Mio (Canal do Campo). Na sequência, Thamara Moura (Delta Sucroenergia) apresentou “Oportunidades de Trabalho no Setor Sucroenergético”. A mediação e condução das atividades ficaram sob a coordenação dos professores Luciano Pimenta e Michelle Silva.

O Eixo Zootecnia & Medicina Veterinária iniciou-se com a palestra “Bioecologia, Resistência Acaricida e Controle do Carrapato”, ministrada por Vinícius da Silva Rodrigues (UFU). Em seguida, Márcio Antônio de Oliveira (Real H) e o produtor Clodoaldo Bisinoto trouxeram uma visão prática sobre “Uso da Homeopatia na Produção Animal”. Logo após, Vítor Cibiac Sartori (JA Saúde Animal) encerrou as palestras com o tema “Medicina Alopática no Controle de Ectoparasitas”. A mesa-redonda final, mediada por docentes da Fazu, promoveu um debate técnico entre pesquisa, clínica e campo.

Por fim, a programação do Eixo Psicologia & Pedagogia começou com a palestra “O Ato de Pesquisar sobre Saúde e Direitos de Crianças e Adolescentes”, ministrada por Luciana Maria da Silva (UFTM). Em seguida, Sérgio Marçal (Secretaria de Saúde) abordou o tema “Entre a Ciência e o Cuidado – A Prática Psicológica nas Políticas Públicas como Tradução da Pesquisa em Ação Social”.
Na sequência, Patrícia Costa (Prefeitura de Uberaba) apresentou “A Voz do Usuário como Elo entre Pesquisa, Serviços e Direitos Sociais”. Encerrando a noite, ocorreu a mesa-redonda mediada pelos professores Pedro Costa e Sara Costa.


Iniciação Científica

Encerrando a programação de apresentações científicas e destacando o protagonismo discente, mais quatro projetos foram apresentados.

A acadêmica Maria Eduarda Oliveira, do curso de Medicina Veterinária, apresentou o trabalho “Epidemiologia da Tristeza Parasitária Bovina na Região de Uberaba”, desenvolvido sob orientação da Profa. MSc. Paloma Coutinho Silva.

Em seguida, a aluna Luiza Helena Silva Costa, da Agronomia, apresentou o projeto “Produtividade de Soja e Milho Sob Semeadura Direta em Biomassa de Urochloa ruziziensis e Urochloa brizantha × U. ruziziensis cv. Mixe Drwn 12 (Mavuno)”, sob orientação do Prof. Dr. Rayner Sversut Barbieri.

O acadêmico Pedro Ignacio Cabrera Villarroel, também da Agronomia, apresentou o trabalho “Avaliação de Extratos de Plantas contra Fungos do Complexo Diaporthe em Soja”, orientado pela Profa. Dra. Thais Oliveira Ramalho Bean.

Por fim, o aluno Lucas Marega de Sousa, da Agronomia, apresentou o estudo “Efeito do Bacillus aryabhattai na Resistência de Plantas de Milho a Spodoptera frugiperda em Estresse Hídrico”, desenvolvido sob orientação do Prof. Dr. Diego Felisbino Fraga.