Fazu recebe doação de sêmen da Fazenda Guzerá Palestina

A doação das doses de sêmen de touros da raça Guzerá realizada irá proporcionar ao rebanho da faculdade o nascimento de animais com alto valor genético

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu a doação de mais de 300 doses de sêmen de Guzerá Leiteiro. A doação foi realizada através do Marcão Carneiro, da Fazenda Guzerá Palestina. O objetivo é transformar a doação em oportunidade de aprendizado e crescimento para alunos, professores e todos os envolvidos no ecossistema da Fazu. A retirada do sêmen aconteceu na Central Uberaba Genética.

De acordo com Marcão, o banco de sêmen da Palestina é uma herança deixada por PEAC e que precisa ser transformada em conhecimento, estudo e consequentemente crescimento da raça. “Por ter genética de touros renomados de várias eras, tanto para leite quanto para carne, o sêmen é utilizado por todos os tipos de criadores. Chegamos à conclusão que além de provar a qualidade do Guzerá na prática, é preciso investir também em ciência. Afinal, é com ela que conseguimos desenvolver e provar de forma categórica o potencial de qualquer raça”, afirma.

O Guzerá Palestina é uma continuidade do trabalho de Paulo Emilio de Almeida Carneiro (o PEAC), iniciado na Fazenda Palestina em Unaí (MG). Atualmente, a fazenda é gerida pelo Marcão Carneiro e seu pai Marcos de Almeida Carneiro e fica localizada em Paraopeba (MG).

O foco é ter a melhor genética do Guzerá leiteiro moderno atrelado aos melhores cruzamentos com touros holandeses. “O resultado é o chamado “guzolando premium”, um animal que une alta produção com rusticidade e baixo custo de manutenção. Um produto que produz a pasto e responde a trato intensivo”, destaca Marcão.

A Fazu possui tradição no ensino e pesquisa na bovinocultura, especialmente com as raças zebuínas. “A doação das doses de sêmen de touros da raça Guzerá realizada pelo Sr. Marcos irá proporcionar ao rebanho da faculdade o nascimento de animais com alto valor genético, provenientes da tradicional seleção feita pela Fazenda Palestina”, comenta a coordenadora do curso de Zootecnia, Danielle Matarim.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *