Fazu recebe criadores de animais participantes do teste de Eficiência Alimentar do PNAT

Acontece na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) o teste de Eficiência Alimentar de animais das raças Nelore e Nelore Mocha participantes do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT). Como é a primeira vez que o procedimento é realizado no programa, criadores com animais participantes estão visitando a faculdade para conhecerem o teste. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), responsável pelo PNAT, decidiu incluir mais uma etapa de avaliação no Programa para atender uma exigência do mercado, que procura animais cada vez mais eficientes.

“A estrutura para realização da prova tem despertado interesse dos produtores. Os registros individuais são feitos por meio de equipamentos eletrônicos. São calculadas as características: consumo alimentar residual (CAR), eficiência alimentar (EA) e ganho médio diário (GMD)”, comenta o técnico da ABCZ, Rafael Resende, destacando que mais de 90 animais participam da prova.

Segundo Resende, qualquer criador pode visitar o local da prova e conhecer de perto o procedimento. Para agendar visita a Fazu, basta entrar em contato pelo telefone: 3319-3888 / 3880 . “Até agora, só recebemos retorno positivo dos visitantes”, destaca o técnico.

Ao todo, o período de adaptação será de 42 dias, a prova terá duração efetiva de 70 dias.

Sobre o PNAT

O Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens seleciona reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 30 meses onde os animais precisam ter o iABCZ máximo 5% para as raças  e Nelore Mocho e 10% para as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã. Como diferencial, conta com um processo de seleção democrático com a participação de criadores, técnicos e centrais de inseminação. Os animais têm doses de sêmen distribuídas gratuitamente a propriedades cadastradas na ABCZ, promovendo a democratização do melhoramento genético.

Ao todo, 480 touros já participaram das sete edições do PNAT, 92 congelaram e tiveram suas doses distribuídas. Em 2016, 23 foram selecionados e produziram 13.940 doses, que foram distribuídas aos rebanhos colaboradores.

Texto adaptado: Assessoria ABCZ

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *