Fazu marca presença na inauguração do Geossítio Peirópolis

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), representada pelos professores Débora Costa, Sérgio Hillesheim e Alexandre Bizinoto, participaram na última quinta-feira (16), da inauguração oficial do Geossítio Peirópolis. A solenidade, que integra o cronograma de ações do projeto Geopark – Terra de Gigantes, destacou os potenciais históricos, científicos, naturais e turísticos do local.

O projeto Geopark está sendo formatado com o objetivo principal de obter a candidatura oficial junto à Unesco em 2019. A Prefeitura de Uberaba está unida diversas entidades parceiras do projeto, dentre elas a Fazu, para cumprir todas as metas para consolidar a certificação. Para a inauguração do Geossítio Peirópolis foram feitas melhorias na acessibilidade do local, na sinalização turística, na inclusão da comunidade e dos alunos e no monitoramento do fluxo de visitação para comprovação dos resultados.

O final da solenidade foi marcado pela apresentação inédita da recomposição do maior dinossauro fossilizado encontrado no Brasil. Descoberto nas fundações do empreendimento da Construtora Quanta durante as obras do Resort Brisas, ao lado do Praça Shopping, os fósseis são de um animal que mediria mais de 26 metros e seria o exemplar mais completo achado no país, segundo informações citadas no evento.

“Yes, nós temos Dinossauros”

A inauguração do Geossítio Peirópolis contou também com a abertura da exposição “Yes, nós temos Dinossauros”, do paleoartista uberabense Rodolfo Nogueira. Graduado em Desenho Industrial pela UNESP em Bauru, Rodolfo Nogueira desenvolveu e publicou uma metodologia científica para reconstituir animais extintos chamada Paleodesign, e possui trabalhos em museus do Brasil, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Portugal, Alemanha e Geórgia. É o criador do design dos espaços e identidade visual do Projeto “Geopark Uberaba – Terra de Gigantes”.

Com 20 anos de experiência em ilustração artística e 10 em ilustração cientifica, ministrou cursos e palestras para mais de 5 mil pessoas. É detentor de 8 prêmios internacionais e criador dos personagens para o maior parque de Realidade Virtual do mundo, “Dinos do Brasil”, no Museu Catavento/SP. Ilustrador do Livro “Brasil dos Dinossauros”, editora M’Arte. Professor no Projeto “Megafauna”. A exposição em Peirópolis fica aberta ao público no Complexo da UFTM com visitação gratuita.

Adaptado: Luiza Carvalho | SECOM/PMU

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *