Fazu integra II Congresso de Educação e promove oficinas na instituição

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) foi uma das instituições-sede do II Congresso de Educação de Uberaba e Triângulo Mineiro. Com uma programação extensa, o evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Uberaba (Semed) nesta terça, quarta e quinta-feira. O congresso integrou profissionais da educação, com foco na promoção da formação continuada, da pesquisa e da cultura.

Na terça-feira (07), a Fazu realizou quatro oficinas ao longo do dia, com temáticas atuais e relevantes para a educação. Os temas foram: “Saúde Mental na Escola e Prevenção de Comportamentos de Risco”, com as professoras da Fazu, Marcella Bellini e Sheilla Parreira; “Desenvolvimento atípico: como (re)conhecer e agir?”, também com Marcella Bellini; e “Escola e Família: vínculos que transformam” e “Cuidar, Mediar, Educar — Estratégias para o Domínio de Sala de Aula e a Disciplina Escolar”, ambas com a professora da Fazu, Hevely Barcelos.

Os participantes foram recepcionados, na abertura das oficinas, pelo diretor da Fazu, José Olavo Borges, e pela supervisora pedagógica e coordenadora do curso de Pedagogia, Juliana Rocha. O time da Semed foi representado pela pedagoga Lucila Sousa, pela psicóloga Adriana Barros e pelo professor Ronald Carvalho. José Olavo Jr. agradeceu a participação de todos, ressaltou o compromisso da Fazu com o fortalecimento da educação pública e também apresentou os cursos de Psicologia e Pedagogia da instituição.

Já na quarta-feira (08), a Fazu sediou a apresentação simultânea de mais de 60 trabalhos científicos, distribuídos em sete salas da faculdade. Com temas diversos, professores da rede puderam demonstrar suas produções acadêmicas para outros profissionais, promovendo uma troca ativa de conhecimentos voltados à educação.

A abertura e o encerramento oficiais do Congresso foram promovidos no Centro de Eventos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Um dos momentos de destaque do último dia foi a Conferência Municipal de Educação, dedicada à discussão das políticas educacionais para a próxima década.

O Congresso contou com uma pauta alinhada à Agenda 2030, sob o tema “O que precisamos aprender antes de ensinar: Os 5 Ps”. Além do apoio da Fazu, o evento teve a parceria da ABCZ, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Universidade de Uberaba (Uniube).

Categorias