Fazu inicia pesquisa para avaliar o uso de bactéria fixadora de nitrogênio em pastagens

O experimento está instalado na Fazenda Escola da Fazu e os resultados serão apresentados em fevereiro de 2022

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), em parceria com a Wolf Sementes, iniciou um experimento para avaliar a inoculação e o efeito do Azospirillum brasilense com e sem a associação de adubação foliar na Brachiaria Híbrida Mavuno. A pesquisa foi implantada na última semana de novembro e será desenvolvida até o final de fevereiro. O responsável pelo experimento é o professor Dr. Rayner Sversut Barbieri.

As bactérias do gênero Azospirillum abrangem o grupo das bactérias promotoras de crescimento de plantas, que correspondem a microrganismos benéficos às plantas devido à capacidade de colonizar a superfície das raízes, rizosfera, filosfera e tecidos internos das plantas.

“Essas bactérias têm um papel importante na nutrição nitrogenada das culturas. Dentre os benefícios podemos destacar a produção de hormônios, que interferem no crescimento das plantas e podem alterar a morfologia das raízes, além de possibilitar a exploração de maior volume de solo e a fixação biológica do nitrogênio”, explica Rayner.

Estudos mostram que o uso de Azospirillum brasilense associada a pequenas doses de nitrogênio tem demonstrado alta eficácia tanto em relação a aspectos morfológicos quanto em produtividade, com resultados semelhantes a tratamentos com altas doses deste nutriente.

De acordo com pesquisas, o uso desta bactéria auxilia em um aumento na produção de 12% a 14% quando comparado à ausência desta bactéria. “Apesar de termos estudos sobre uso desta bactéria em culturas de milho, trigo, arroz e sorgo, há necessidade de explorar os benefícios desta espécie em forrageiras”, informa o professor.

O experimento é realizado em parceria com Wolf Sementes, por meio dos técnicos Ana Carolina Pagenotto e Edson Castro. “Estamos utilizando as sementes Brachiaria hibrida Mavuno inoculadas com Azospirillum brasilense. O experimento é conduzido por um delineamento em blocos casualizados e parcelas de dimensões de 4×3 metros”, explica Edson.

O cronograma de atividades do experimento inclui avaliar os seguintes parâmetros: massa verde (kg/ha), massa seca (kg/ha), análise bromatológica da forragem (principalmente acúmulo de PB). As avaliações serão feitas na altura de entrada dos animais (40 cm).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *