Fazu implementa hortas comunitárias em grupo espírita e escolas de Uberaba

Em um gesto que une conhecimento acadêmico e responsabilidade social, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) está implementando três hortas comunitárias em locais estratégicos da cidade. O projeto extensionista “Horta Comunitária” tem como objetivo promover a segurança alimentar e incentivar a participação da comunidade em atividades agrícolas.

As instituições beneficiadas com as hortas comunitárias são a Casa Espírita João Urzedo e as escolas Geni Chaves e Nossa Senhora da Abadia. Sob a orientação do professor Edson Komori, a turma, com mais de 35 acadêmicos dos cursos da Fazu, dedica tempo e conhecimento para criar espaços de cultivo sustentável.

Nesta terça-feira (16), o canteiro da Casa Espírita João Urzedo recebeu os primeiros plantios, com mudas de alface, rúcula, salsinha e cenoura. Nas escolas Geni Chaves e Nossa Senhora da Abadia, os canteiros já estão preparados para os plantios, que estão previstos para a próxima semana. O trabalho da turma começou no início do semestre e já envolveu desde a limpeza dos espaços até mesmo o preparo do solo e a formação dos canteiros. Os alunos realizam visitas semanais para execução das atividades.

Com a colheita das hortaliças, o alimento será direcionado às próprias comunidades ligadas às instituições, promovendo a segurança alimentar e o consumo de produtos frescos. “Nossa equipe tem se empenhado em transformar esses espaços em ambientes de aprendizado e troca de experiências. Ver as primeiras mudas brotando e saber que, em breve, esses alimentos irão alimentar as pessoas da comunidade é extremamente gratificante”, destacou Matheus Caetano Dias, aluno do Curso de Engenharia Agronômica da Fazu.

O projeto das hortas comunitárias reflete o compromisso da Fazu em formar profissionais engajados e responsáveis “Através dessa iniciativa, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades práticas, aprender sobre a importância da agricultura sustentável e fortalecer os laços com a comunidade local. Com a iniciativa das hortas comunitárias, a Fazu está cultivando muito mais do que alimentos, mas está semeando valores humanos”, reforçou o professor Komori.

Projetos Extensionistas
Os projetos extensionistas da Fazu consistem em serviços oferecidos pela instituição à comunidade externa. Professores e estudantes organizam e desenvolvem atividades para resolver problemas relevantes e atender às necessidades da sociedade, fortalecendo a relação entre a faculdade e a comunidade. No primeiro semestre de 2023, estão sendo realizados 13 projetos extensionistas, com um total de mais de 58 ações sociais e ambientais, incluindo capacitação, orientação, conscientização e consultoria. Esses projetos são coordenados pelo Setor de Extensão da Fazu, com a supervisão da professora Mônica Fedatto. Para mais informações sobre os projetos, entre em contato através do e-mail monica.fedatto@fazu.br ou pelo telefone (34) 3318-4102.