No ano de 2015, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) completou 40 anos de existência; a fim de comemorar a data, foi lançado o desafio de desenvolver ao longo do ano, 40 ações, sendo elas sociais, promocionais, esportivas e de sustentabilidade. A primeira ação aconteceu no dia 06 de março de 2015, quando foi realizado um Culto Ecumênico na capela do campus.
A segunda ação foi o Lançamento da Campanha Fazu 40 Anos, em seguida, aconteceu um Road Show, onde Jornalistas de Economia e Agronegócio visitaram a Fazu com intuito de conhecerem os laboratórios, o Hospital Veterinário de Uberaba e a Fazenda Escola.
A quarta ação foi o lançamento da Grife Fazu 40 Anos, onde estiveram à venda diversos produtos, como: copos, canecas, relógios, agenda, kit churrasco, adesivos, botas, entre outros produtos, todos contendo a marca da faculdade. A Fazu apoiou a realização do 23º Rodeio “Os Inconsequentes”, tradicional evento com montarias em touros e shows com cantores sertanejos.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Fazu lançou a ação “Sala de bate-papo: dos 20 aos 100”. A ação foi seguida de um Encontro com os Pais, onde eles puderam conhecer o campus da Fazu. A oitava ação foi o Projeto de Doação de Livros e depois a Semana da Ginástica Laboral.
Durante a ExpoZebu 2015, foi elaborada a décima ação em comemoração aos 40 anos da Fazu, a atração foi umaFazendinha. No local, foi apresentado aos visitantes alguns animais domésticos, informações sobre pecuária sustentável, mudas de sorgo, milho, café arábica e seringueira e animais, como: coelhos, mini pôneis, mini bovinos, pintinhos, cordeiros e cabritos. Na ocasião, uma Exposição de Fotos dentro do estande corroborou em mais uma ação. A Fazu ainda marcou presença na Expodinâmica 2015 e desenvolveu evento no Dia do Zootecnista, no campus da faculdade.
Dentre as ações, o 19º Porteira Adentro teve mais de nove mil visitantes e 120 projetos nas áreas de agropecuária, processamento de alimentos, tecnologias da informação e gestão. “O Porteira Adentro é sucesso de conteúdo e público a cada edição. Através dele, a faculdade abre suas portas para que alunos e professores da instituição possam apresentar à comunidade de Uberaba e região, os cursos de graduação. O evento foi extremamente importante dentre as ações em comemoração aos 40 anos da Fazu. A dedicação de alunos e professores fez com que o evento superasse todas as nossas expectativas”, afirma o diretor acadêmico Carlos Henrique Cavallari.
Na sequência, uma das mais importantes ações foi a Festa Fazu 40 Anos. O evento teve como objetivo um encontro e confraternização de ex-alunos, alunos, professores e ex-professores, bem como colaboradores de várias épocas da faculdade. Mais de 200 pessoas marcaram presença no evento, além das várias atrações musicais e espaço dedicado às crianças.
A 16ª ação foi a Reunião entre Diretoria Acadêmica e Corpo Docente para decisões quanto ao segundo semestre de 2015, seguida da ação de Colônia de Férias, onde a Fazu recebeu 60 crianças entre 05 a 14 anos, tendo como objetivo intensificar o contato com uma fazenda, suas plantas e animais, tornando o passeio muito rico em aprendizado.
A Fazu marcou presença no CanaCampo, e desenvolveu Curso de Casqueamento e Ferrageamento, além de desenvolver ação no Aniversário da Fazu, no dia 18 de agosto. Os alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Sistemas para Internet receberam uma palestra em comemoração ao Dia da Informática, que teve como tema “O que as empresas esperam de um profissional de T.I.”, com Leandro Melo, Gerente Executivo NellTech.
A 22ª ação foi o Lançamento do MBA em Gestão e Economia do Agronegócio, 1ª especialização no Brasil voltada para o “dentro da porteira”, em parceria da Fazu e ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), com o apoio da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo) e do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
Outros dois momentos importantes em parceria com a ABCZ foi a participação da Fazu na ExpoGenética e a oferta doCurso de Pecuária de Corte do ABC ao Z, com o apoio do COAR (Consultoria e Administração Rural). Outra grande ação foi a Cavalgada Fazu 40 Anos, que em parceria com o Circuito Oficial de Cavalgadas (CODC), recebeu cerca de 500 pessoas, sendo 198 cavaleiros e amazonas e mais de 300 visitantes e colaboradores. “A Cavalgada foi uma forma de mostrar para a população em geral que a faculdade se preocupa com a tradição. E tem como objetivo manter a união das famílias e amigos em um momento descontraído e amistoso”, explica o gerente de Marketing, João Marcos Carvalho.
Em outra ocasião, houve uma palestra relatando os Casos de Sucesso do Secretariado Executivo: Bate-papo com Alessandra Sawyer. A Fazu promoveu ainda uma Capacitação em Liderança Pessoal para Colaboradores e sediou a 1ª etapa regional da Maratona Nacional de Programação.
Com o grande número de estrangeiros na Fazu, a faculdade lançou o Núcleo de Línguas e Cooperação Internacional, para que os acadêmicos possam aprender um segundo idioma de acordo com sua área de formação. A faculdade também lançou a campanha Fazu Solidária para arrecadação de mantimentos para o Asilo.
A Fazu recebeu a 3ª Copa de Marcha “Marchadores de Uberaba”, evento oficial da ABCCMM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador). Foi destaque dentre as ações a Semana Nacional do Livro e da Bibliotecaque aconteceu simultaneamente com a Jornada Científica. O Dia do Agrônomo e a Maratona de Lógica e Interpretação de Texto foram outras ações em comemoração aos 40 anos da Fazu.
A Fazu, em parceria com o Diretório Acadêmico da Agronomia, promoveu Campeonato de Truco e os Jogos Internos Fazu. Por fim, foi realizada uma Capacitação em Liderança de Coaching para Gestores e o Natal Solidário, em parceria com os Correios. Fechando a série de ações em comemoração aos 40 anos da Fazu, foi lançado a A.A.A.I.F. (Associação Atlética Acadêmica Integradas FAZU).
O gerente de Marketing da Fazu avalia positivamente as ações e agradece a toda a comissão Fazu 40 anos, representada pelo presidente do Conselho Diretor da Fundagri (Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias), Dr. Edson Luiz Fernandes; o diretor financeiro da Fundagri, Fábio Melo Borges; o diretor acadêmico e egresso da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado; o superintendente de marketing da ABCZ, Juan Carlos Lebron Casamada; a ex-diretora acadêmica da Fazu, Dionir Dias de Oliveira; os egressos da Fazu, Reinaldo Souza Carvalho Neto e João Gilberto Bento; o gerente administrativo da Fazu, Luiz Nelson Júnior e o coordenador de curso e professor da Fazu, Sérgio Luiz Hillesheim.
“Foi um desafio enorme a execução de todas as 40 ações, mas com o apoio de todos os setores, gestores, colaboradores, acadêmicos, e claro, a direção e Comissão Fazu 40 anos, foi possível a execução de todas as ações programadas. Em nome da Fazu, agradeço a todas as pessoas que trabalharam afinco de forma direta ou indireta para a construção desses 40 anos. São 40 anos de história, 40 anos levando conhecimento e transformando sonhos em realidade. É a Fazu mostrando a que veio e reafirmando seu reconhecimento internacional no ensino, pesquisa e estudo das Ciências Agrárias”, destaca João Marcos Carvalho.