Fazu estende prazo de inscrições para o Curso de Zootecnia de Precisão

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) estendeu o prazo de inscrições para o Curso de Extensão em Zootecnia de Precisão até a quinta-feira (02/06). A Zootecnia de Precisão tem crescido com grande intensidade nos últimos anos e tornou-se uma ferramenta chave na busca por uma produção eficiente. O Curso de Zootecnia de Precisão acontece, em uma nova data, nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2016 no campus, das 18h às 22h. O investimento é de 150 reais para estudantes e 200 reais para profissionais. O curso será ministrado pelo Prof. Dr. João Batista Gonçalves Costa Júnior.

A Fazu faz uso da zootecnia de precisão por meio do Intergado, que utiliza dados coletados para mensurar a eficiência alimentar dos bovinos, e além disso a zootecnia de precisão é uma ferramenta multidisciplinar, que envolve também os profissionais da área da área de Tecnologia da Informação.

De acordo com o professor João Batista Gonçalves, a otimização dos processos produtivos já é realidade em diferentes cadeias produtivas no Brasil e no mundo. “O dinamismo na busca de informações constantes, rápidas e precisas dos diferentes pontos da cadeia tornou-se um fator crucial para a correta tomada de decisões no processo produtivo e no sucesso do negócio. Nos últimos anos, o pecuarista de leite e carne que busca ser eficiente e competitivo tem percebido a necessidade e, por isso, tem buscado inserir esta nova dinâmica para a sua realidade de produção. Por consequência, tem se observado a inserção de diferentes tecnologias que possibilitem esta nova dinâmica, tais como, “transponders” RFID, balanças eletrônicas, câmeras, microfones, GPS, leitores de código de barras, sensores de biometria, entre outros, possibilitando o monitoramento constante dos diferentes pontos da cadeia produtiva”, explica.

O professor afirma que a associação destas tecnologias a mídias interativas possibilita uma análise e interpretação rápida dos dados, o que tem trazido o dinamismo e eficiência produtiva tão esperado para os dois setores do agronegócio. “Os profissionais devem estar atentos a esta mudança na forma de gerenciar o sistema de produção. Entender toda esta nova dinâmica tornou-se essencial para o profissional que busca uma inserção ou uma recolocação no mercado de trabalho”, ressalta Costa Jr.

Segundo informações do professor João Batista, o curso está sendo ofertado para que os profissionais das áreas de ciências da computação, sistemas da informação e de produção animal possam ter uma visão geral de quais são estas tecnologias e como elas podem ser aplicadas. “Será mostrado os conceitos que abrangem a zootecnia de precisão, sua história e como ela está sendo aplicada na produção animal brasileira. Além disso, eu pretendo trazer aplicações deste conceito nas áreas de nutrição, reprodução, ambiência e comportamento animal”, afirma.

No Curso, haverá uma parte prática sobre a aplicação da termografia na produção animal, tecnologias que vem aumentando suas aplicações nas diferentes áreas da produção animal. Serão apresentados aplicativos que são utilizados na produção animal. João explica que a inserção destas tecnologias na produção animal tem levado o pecuarista a buscar profissionais que conheçam o funcionamento dessas tecnologias, vantagens e desvantagens e a correta aplicação para cada realidade de produção. “O profissional que buscar adicionar este novo conhecimento ao seu currículo estará um passo à frente dos outros e com grandes possibilidades de inserção nesta nova realidade”, destaca João Batista.

O professor João Batista ressalta que um dos pontos mais interessantes da Zootecnia de Precisão está na multidisciplinaridade da área, pois ela é o resultado da junção de conhecimentos das ciências zootécnicas, ciências veterinárias, ciências da computação, e das engenharias da computação, elétrica e mecatrônica. “É uma área que possibilita esta transversalidade do conhecimento com o objetivo de trazer soluções úteis para o pecuarista”, informa.

Sobre João Batista Gonçalves Costa Júnior

João Costa Junior é Zootecnista pela UFFRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), com mestrado pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) e doutorado em Zootecnia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com doutoramento sanduíche na Colorado State University. Possui Pós-Doutorado em Zootecnia de Precisão e atualmente é Pós Doutorando em Conservação de Recursos Genéticos na Embrapa Cenargen. Pesquisador nas áreas de zootecnia de precisão, inovação tecnológica em bovinocultura de corte e de leite, cadeia produtiva da carne, metabolismo ruminal, aditivos na nutrição de ruminantes e conservação de recursos genéticos.​

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *