A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) foi homenageada na última sexta-feira (23) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) durante a confraternização de fim de ano do Campo Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba. A placa de reconhecimento pela parceria longeva foi entregue pelo Chefe Geral da Unidade Regional EPAMIG Oeste, Fernando Oliveira Franco, ao diretor executivo da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior.
A homenagem fez parte das comemorações dos 50 anos da EPAMIG, celebrados oficialmente no dia 6 de agosto deste ano. A empresa destacou o apoio de instituições e profissionais que contribuíram com seu crescimento ao longo das últimas cinco décadas.
Durante o evento, José Olavo Júnior parabenizou a EPAMIG pelo trabalho de excelência e mencionou o professor Leonardo Fernandes, egresso e ex-professor da Fazu por 22 anos, como exemplo de profissional que fortalece a relação entre as instituições. Além disso, o diretor ressaltou a presença de diversos ex-alunos e estudantes da Fazu que colaboram com a EPAMIG em diferentes áreas.
O Campo Experimental Getúlio Vargas, fundado em 1937 e incorporado à EPAMIG em 1975, é referência nacional em pesquisas agropecuárias, especialmente em melhoramento genético do Gir Leiteiro e da soja. A unidade oferece serviços como análise laboratorial de solo e sementes, venda de matrizes e reprodutores e transferência de tecnologias por meio de publicações e eventos técnicos.
A raça Gir Leiteiro, de origem indiana, é um dos destaques da EPAMIG. Reconhecida pela alta produtividade leiteira e adaptação ao clima tropical, a raça é foco do Programa de Melhoramento Genético da EPAMIG, com pesquisas voltadas para a redução de custos e a melhoria econômica da atividade.