Fazu é certificada pelas boas práticas no Setor de Bovinocultura Leiteira

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu a certificação do programa Práticas Nota 10 da CCPR (Cooperativa Central de Produtores Rurais), reconhecendo as boas práticas no Setor de Bovinocultura Leiteira. O leite produzido no setor é captado pela CCPR, a maior cooperativa captadora de leite do Brasil. O gerente de Operações da Fazu, Eduardo Rodrigues, e o supervisor da Fazenda Escola, Tiago Gonçalves, receberam as certificações e destacaram a importância dessa conquista. A certificação garantirá uma bonificação de R$ 0,10 por litro de leite fornecido, sendo R$ 0,05 pelo Fazenda Eficiente – Nível I. O Setor de Bovinocultura Leiteira da Fazu recebe atualmente a 1ª Prova de Produção de Leite Tropical, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

O programa Práticas Nota 10 é uma ferramenta para que o produtor aprimore os processos internos de sua propriedade com ações que vão além das questões técnicas da atividade leiteira. Ele também trabalha diretrizes claras de gerenciamento com padrões de eficiência, resultando em ganhos para todos os envolvidos na rotina da fazenda.

“A certificação pelo programa Práticas Nota 10 da CCPR é um marco significativo para a Fazu. Ela reconhece o compromisso da Fazu com a excelência e a sustentabilidade na produção leiteira e também fortalece nossa reputação como uma instituição de ensino que se dedica a aplicar as melhores práticas do setor. Esse reconhecimento reflete o esforço e a dedicação de toda a nossa equipe, além de abrir novas oportunidades para nossos alunos e parceiros”, afirma Eduardo Rodrigues, gerente de Operações da Fazu.

O programa é dividido em dois níveis: Fazenda Eficiente – Nível I e Fazenda Sustentável – Nível II. Cada nível é subdividido em quatro pilares, apresentando requisitos obrigatórios e itens desejáveis. Para ser aprovada como Fazenda Eficiente e Fazenda Sustentável, a propriedade deve cumprir todos os requisitos obrigatórios e não exceder mais de uma não conformidade por pilar nos requisitos desejáveis em seu respectivo nível.

No pilar Bem-estar, são exigidos aspectos fundamentais para que o rebanho tenha condições de expressar todo o seu potencial produtivo. Em Gestão, a fazenda precisa apresentar práticas fundamentais que garantam melhor fluxo entre pessoas e processos, com foco na melhoria contínua. Instruções básicas de organização, segurança e sustentabilidade, nos diversos setores da atividade leiteira, são propostas no pilar Infraestrutura. Já no pilar Qualidade do Leite, o objetivo é garantir um leite seguro e dentro dos padrões de excelência que toda a propriedade merece ter.

“Receber esta certificação é uma prova do nosso compromisso com a excelência e a sustentabilidade na produção leiteira. Trabalhamos arduamente para implementar as melhores práticas e garantir a qualidade do nosso leite. Este reconhecimento nos motiva a continuar aprimorando nossos processos e a buscar sempre a melhoria contínua”, destaca Tiago Gonçalves, supervisor da Fazenda Escola.

Por mês, a CCPR capta mais de 90 milhões de litros de leite em MG e GO

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, a logística de coleta de leite é uma operação complexa e desafiadora. Para atender com excelência as cooperativas, cooperados e a indústria, a CCPR mantém uma logística robusta com cerca de 200 veículos, conduzidos por mais de 400 motoristas, que percorrem mais de 60 mil quilômetros por dia, distância equivalente a uma volta e meia na Terra. Tudo para atender os mais de 4 mil produtores do Sistema CCPR.