Touros Gir Leiteiro participantes da 9ª Prova de Pré-seleção para o Teste de Progênie da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e Embrapa Gado de Leite passam por exame andrológico. O objetivo é identificar jovens reprodutores avaliados para as características de fertilidade e funcionalidade superiores a média da raça.
A próxima avaliação andrológica acontece nos dias 02 e 03 de abril na Fazenda Escola da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). O procedimento é realizado pelo Laboratório ASBIA BIO, que é conduzido pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) em parceria com a empresa BIO Biotecnologia Animal. O resultado da prova será divulgado na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) durante a 84ª ExpoZebu, que acontece entre o dia 28 de abril a 6 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.
De acordo com o acadêmico do 8º período do curso de Zootecnia e técnico do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), Carlos Matheus Arantes, são avaliadas diversas características reprodutivas ligadas à produção comercial de sêmen. “É observada volume, motilidade, turbilhonamento, vigor, congelabilidade, ou seja, tudo que está ligado a qualidade espermática. Os touros aprovados saem da prova aptos a serem contratados por uma central de inseminação e comercialização de sêmen”, destaca.
Os touros aprovados nas oito edições anteriores da Prova, tiveram bons resultados nas centrais de coleta e processamento de sêmen, coletando rapidamente as 500 doses do Teste de Progênie e retornando posteriormente para seus rebanhos de origem. “O bom desempenho destes touros nas centrais confirmou a importância da Prova de Pré-Seleção, validando todo o processo de coleta de dados reprodutivos aos quais os touros foram submetidos, aumentando então a pressão de seleção para fertilidade na raça”, avalia Carlos.