Egresso da Fazu é integrante de Startup que ajuda produtor rural na busca por crédito

O egresso do curso de Agronomia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Mathews Eduardo dos Santos Morais, graduado em 2011, reuniu-se com amigos e, juntos, para formar a Nagro, uma startup que agiliza e facilita a vida de empresários e produtores rurais quanto a demanda de crédito e as variáveis que envolvem todo o processo desde a solicitação até a liberação do crédito. Através do cadastro dos produtores em uma plataforma online, eles buscam encontrar a melhor fonte de crédito para o cadastrado, de acordo com o perfil do produtor.

A empresa foi destaque no primeiro ciclo de pré-aceleração do Start Colmeia, logo depois iniciou um processo de aceleração da em uma das maiores aceleradoras do país, a Startupfarm em parceria com VISA, IBM e o escritório de advocacia Batista Luz. A Nagro recentemente foi selecionada pela Inovativa Brasil o maior programa de startups do Brasil.

De acordo com Mathews, são mais de cinco anos trabalhamos com crédito para o agronegócio, sendo mais de 250 produtores assessorados, cerca de 200 propriedades beneficiadas em seis estados e mais de 200 milhões de reais em crédito liberados. “São muitas dificuldades encontradas neste processo, desde a solicitação de documentos o que gera uma carga burocrática até a venda de produtos vinculada ao crédito, que acaba por encarecer a operação e em alguns casos inviabilizar a operação devido ao custo final do crédito. A Nagro visa que seus clientes percam menos tempo envolvidos no processo de solicitação de crédito e foque seus esforços no que realmente importa, gerar valor e produzir”, enfatiza o engenheiro agrônomo.

Mathews conta que a Nagro pretende encontrar o melhor cliente para o banco e o melhor crédito para o cliente, podendo ser crédito bancário, de revendedores e fornecedores de insumos de tradings e até a troca (barter) de acordo com o perfil do produtor, os serviços primordiais oferecidos pela startup são assistência técnica, assessoria em crédito no agronegócio. Através dos levantamentos feitos e do relacionamento com os produtores, estrutura-se uma base de informações que auxilia a instituição financeira, ao avaliar a credibilidade dos empresários e produtores rurais e a viabilidade da proposta.

“Nós decidimos abrir nosso próprio negócio, pois somos produtores rurais e sabemos como é difícil e demorado o processo de solicitar crédito junto as instituições financeiras. O projeto da Nagro foi pensando e executado por causa das várias disciplinas e projetos sobre crédito rural que tivemos no decorrer da faculdade”, ressalta o ex-aluno.

O egresso destaca também que a passagem pela Fazu foi marcante na sua carreira e na iniciativa de formar a startup. “A Fazu tem ótima infraestrutura, onde é possível explorar cada fase de aprendizado, tanto teórico como prático. O corpo docente é formado por profissionais altamente capacitados e experientes. O companheirismo e amizade entre alunos e professores é com certeza um diferencial”, conta Mathews.

Além de Mathews como Gerente Operacional e de Processos, a Nagro conta com uma equipe formada por Leonardo Rodovalho – Diretor Comercial, Gustavo Alves – Diretor Executivo, Vinicíus Moreira – Gerente de projetos e André Martins – Gerente de Tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *