O Grupo de Estudos e Pesquisa em Entomologia Aplicada (GEPEA) da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) estará presente no 18º Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL). Os professores Diego Fraga, Luan Odorizzi e Viviane Silveira viajarão com um grupo de 13 alunos e 3 egressos. Ao todo, serão apresentados 22 trabalhos científicos durante o simpósio, que será promovido de 14 a 18 deste mês, em Gramado.
O professor Diego Fraga, doutor em Entomologia Agrícola, ressalta que o estímulo à condução de pesquisas aplicadas na Fazu é constante. “Para muitos de nossos alunos é a primeira oportunidade de apresentar algo desenvolvido por eles. Isso reforça que a publicação de trabalhos, sejam técnicos ou científicos, é uma porta de entrada para o mercado de trabalho e uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Os trabalhos apresentados são resultados de pesquisas práticas, voltadas para o controle biológico de pragas, esta que é uma linha de estudo cada vez mais relevante para o agronegócio sustentável.”
Conforme o professor Luan Odorizzi, também doutor em Entomologia Agrícola, os trabalhos desenvolvidos englobam o controle biológico com micro e macrorganismos, a seletividade de produtos fitossanitários sobre inimigos naturais, além de produções que envolvem extratos vegetais para controle de pragas.
“A participação do GEPEA é sempre muito expressiva nesses eventos, sempre com uma representatividade de trabalhos de alto impacto e que chamam a atenção da comunidade científica”, pontuou.
Odorizzi ainda destaca que os esforços do grupo culminaram na seleção expressiva de trabalhos pelo SICONBIOL, tanto na condução de parcerias público-privadas, iniciação científica, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e outras iniciativas. Atualmente, o GEPEA conta com a participação de 40 alunos.
Segundo a professora Viviane Silveira, doutoranda em Química Inorgânica, o simpósio é um espaço essencial para os graduandos, pois, além de possibilitar a apresentação de trabalhos, viabiliza a troca de experiências e a aproximação com pesquisadores e profissionais da área.
“Para o setor de controle biológico, o evento tem grande importância por promover a integração entre ciência, inovação e práticas sustentáveis. Como química, que trabalha com extratos vegetais, vejo no SICONBIOL a oportunidade de fortalecer a discussão sobre alternativas naturais no manejo de pragas, contribuindo para avanços sustentáveis na agricultura”, destaca a professora.
O SICONBIOL é um evento promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), sendo considerado o maior evento da área na América Latina. A 18ª edição conta com a organização do Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado (Embrapa Clima Temperado) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).