Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro é realizado na Fazu

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), por meio do Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Cite), sediou nesta quarta-feira (05), o Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro – Transformação Digital na Agropecuária. O evento contou com uma palestra magna do professor Evaldo Ferreira Vilela, um dos maiores nomes da ciência agronômica no Brasil.

A abertura do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro contou com a participação da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, do secretário de Agronegócio, Agnaldo Silva, dos diretores da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior e Caio Márcio Gonçalves, do coordenador do Cite, Gustavo Stein, da assessora técnica da Seapa, Rebeca Souza, do gerente regional da Emater, Diego Rezende, e do gerente do Sicredi Uberaba, Stwe Marllon.

“Me sinto em casa porque é daqui que sai o aprendizado, que saem futuros profissionais do agronegócio de todo o nosso Brasil. Nós temos hoje ex-alunos da Fazu que estão na política, que estão fora do Brasil fazendo trabalhos incríveis, e no Brasil, mostrando a força do agronegócio brasileiro”, afirmou a prefeita Elisa Araújo.

O evento teve como destaque a palestra magna “Inovação e Sustentabilidade na Agropecuária”, ministrada pelo professor Evaldo Ferreira Vilela. Atualmente, ele é presidente da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro do Comitê de Avaliação Externa da Embrapa. “A ABCZ trouxe o Zebu para o Brasil e dominou o melhoramento genético. Isso foi o quê? É o desejo de ir para frente, de crescer. Exemplo de inovação também foi a ABCZ criando a Fazu, contribuindo para a formação de gente. É isso que o Brasil precisa”, destacou Vilela.

O evento também contou com um painel temático intitulado “Inovação Sustentável & Agropecuária de Precisão”, com Pericles Squaris, Coordenador Estadual de Tecnologia e Inovação da EMATER/MG; Ivaldo Martins, Coordenador Estadual de Irrigação e Geoprocessamento da EMATER/MG; o professor Arthur Alves, zootecnista e professor da Fazu e Coordenador de Projetos; e o professor Evaldo Ferreira Vilela. A moderação ficou por conta de Diego Rezende.

Além das palestras, o evento teve também a apresentação de startups como Aurica, Pulveriza Drone e Novo Sol: Cadeia Leiteira. Foram apresentadas também iniciativas como o Marketplace Emater-MG, com Thiara Vieira Viggiano Fernandes; Tero Carbo: ativos ambientais, com Francisco Gasparetto Higuchi; e o HUB MG AGRO, com Rebeca Souza da SEAPA.

Por fim, o evento contou com uma mostra tecnológica, proporcionando aos participantes uma visão abrangente das inovações e soluções tecnológicas para o setor agropecuário. “O Circuito Mineiro de Inovação no Agro, realizado pela Fazu, em conjunto com a Emater e a SEAPA, foi um grande sucesso. Conseguimos cumprir nosso objetivo de trazer aos presentes os aspectos da transformação digital e inovação no Agro. Estou muito feliz com a participação e engajamento dos alunos, professores, coordenadores e colaboradores. Deixo aqui meu agradecimento a todos”, destacou Gustavo Stein, coordenador do Cite Fazu.

Promovido pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), o evento foi gratuito e aberto ao público, realizado no campus da Fazu, em Uberaba (MG). O Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro contou com o importante patrocínio do Sicredi e o apoio do Sebrae, do Parque Tecnológico de Uberaba e do ZebuValley.

Categorias