Alunos do Secretariado promovem evento para apresentar diversidades de culturas e países

Os alunos do 5º período, do curso de Secretariado Executivo da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), na disciplina Língua Inglesa V, desenvolveram um projeto sobre o ensino de cultura na aula de língua inglesa. O evento foi chamado de Internacional Fair (feira internacional) e aconteceu no Hall do NEEA. Foram trabalhados os conceitos de cultura, língua e comunicação. Os países apresentados foram: Canadá, Inglaterra, Escócia, Estados Unidos, Irlanda, Países de Gales e Irlanda.

De acordo com a professora Cristiane Dib, o objetivo foi adicionar a abordagem cultural ao ensino da língua inglesa, pois cultura e língua são sempre trabalhados em sala de aula, um depende do outro o tempo todo. “Os alunos montaram uma exposição com os aspectos culturais de 7 países que falam a língua inglesa. Cada grupo tinha que convidar uma pessoa fluente na língua inglesa, para conversar com os alunos. Após a exposição, tivemos uma mesa redonda, na qual cada convidado falou sobre suas experiências com a língua, aprendizado e vivências.  Esses momentos são enriquecedores, pois além da troca de conhecimentos, os alunos desenvolvem a competência linguística, a capacidade comunicativa e a autoconfiança para falar uma língua estrangeira”, explica a professora.

Os principais assuntos abordados nas apresentações foram sobre culinária, localização, costumes, hábitos, esportes, pessoas famosas entre outros aspectos. Segundo Cristiane, ao falarmos do ensino de uma língua estrangeira devemos ter em mente que esse processo envolve muito mais do uma mera transmissão de um código linguístico. “É necessário levar em consideração toda a bagagem cultural para compreender a maneira como a língua influenciou e influencia os falantes. Além disso, a partir do momento em que o aluno consegue aceitar e respeitar a cultura de outros povos, ele passa a compreender e a valorizar ainda mais a cultura a qual faz parte”, finaliza.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *