Alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) participaram de uma importante aula prática voltada para o manejo e conservação do solo e da água. Sob a orientação da professora Dra. Kamila Mielke, os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na avaliação da compactação do solo, utilizando o penetrômetro de impacto e o penetroLOG digital.
A atividade prática envolveu coletas em diferentes sistemas de produção agrícola, proporcionando aos alunos uma ampla visão das diferentes condições de manejo do solo. Entre os sistemas avaliados estavam: sistemas rotacionados com capim-tanzânia e capim-braquiária irrigado com pivot central, sistema de várzea (sem cultivo), sistema de monocultivo de milho irrigado com pivot central e sistema de cultivo agrícola convencional em sequeiro.
“Após a coleta dos dados, os alunos realizaram cálculos para determinar a resistência à penetração do solo e produziram um relatório técnico detalhado. Este relatório incluiu os níveis de compactação encontrados em cada sistema, bem como as principais técnicas recomendadas para reduzir a compactação do solo em cada contexto específico”, explica a professora Kamila.