Aluna da Fazu publica artigo na Revista Girolando sobre a importância do controle leiteiro no desempenho do rebanho

Estudante do Curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) e assistente do Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG), Raissa Silva Santos, acaba de publicar um artigo na renomada Revista Girolando, intitulado “Controle Leiteiro: ferramenta essencial para a avaliação do desempenho do rebanho”. Clique aqui para acessar o artigo.

O artigo destaca a importância do Serviço de Controle Leiteiro (SCL) como uma ferramenta fundamental para fornecer informações valiosas aos produtores de leite. O SCL consiste na medição da produção leiteira dos animais em lactação, registrando os valores de pesagem do leite que cada animal produz diariamente. Essas medições são realizadas de forma regular, geralmente mensal ou bimestral.

“Com o conhecimento adquirido por meio do controle leiteiro, os produtores têm a oportunidade de tomar decisões embasadas e embarcarem em práticas de manejo mais adequadas para melhorar o desempenho e a produtividade do rebanho. Essa ferramenta promove um aumento na eficiência da produção, além de contribuir para a qualidade do leite e o sucesso geral da atividade leiteira”, explica Raissa.

Raissa Silva Santos é de Uberaba (MG) e escolheu a Zootecnia da Fazu pela possibilidade de estudar no período noturno. “Acabou que eu super me encaixei e sou apaixonada tanto pela faculdade quanto pelo curso. Graças a Fazu que integro hoje o time da Girolando, só tenho a agradecer, em especialmente a professora Lívia Magalhães que me incentivou a participar da seletiva na época”, destaca Raissa, que hoje atua como assistente no Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG).

Com essa publicação na Revista Girolando, Raissa contribui para o avanço do conhecimento técnico-científico e fortalece seu papel como uma aluna engajada no desenvolvimento do setor leiteiro. Seu trabalho destaca a importância de investir em práticas de manejo que visem aprimorar a eficiência produtiva e garantir a sustentabilidade da atividade leiteira.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *