Acadêmicos implantam horta comunitária na Escola Municipal Santa Maria, em Uberaba (MG)

Alunos do curso de Agronomia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), por meio do projeto CRS (Carreira, Responsabilidade e Carreira), construíram horta com mudas de alface, couve, rúcula e almeirão na Escola Municipal Santa Maria, em Uberaba (MG). Com ataque de passarinhos, os alunos precisaram refazer o plantio das mudas, servindo como aprendizado. A professora responsável pelo CRS, Mônica Fedatto acompanhou todo projeto.

Os alunos realizaram uma reunião com a diretora Valeria Salgado para conhecer e identificar como poderiam contribuir com a instituição. A escola desenvolve um projeto comunitário de doações de cesta básica e verduras para famílias carentes. Em decorrência da pandemia da Covid-19, a escola ficou fechada e perdeu a horta.

“Sabendo do projeto e da perda da horta, reunimos e vimos a possibilidade de iniciar uma nova horta. Além disso, pensamos em colocar algumas torres de minhocas com restos de matérias orgânicas de vegetais. Todos materiais orgânicos que iriam para o lixo serão transformados em humus de minhoca ajudando o meio ambiente e contribuindo para um mundo mais sustentável”, comenta Gabriela Cunha, aluna do 2º período.

“De cara identificamos uma infestação de formigas, onde fizemos o controle e limpeza total do terreno. O projeto foi um verdadeiro aprendizado tanto profissional quanto pessoal”, conta o aluno João Pedro Castanheira.

Após o plantio das sementes, os alunos foram surpreendidos com a notícia de que pássaros haviam comido todas mudas plantadas. “Como qualquer cultivo, existe a possibilidade de acontecer esse tipo de adversidade. Ficamos tristes, mas vimos como aprendizado. Refizemos o plantio das mudas, mas com armadilhas para espantar os pássaros, cruzamos todos os canteiros com rabiolas coloridas e cds pendurados. Essa situação foi importante para refletirmos que os contratempos acontecem e precisamos buscar soluções para resolver. A professor Mônica acompanhou todo processo, nos ajudando e incentivando em todo projeto”, destaca Gabriela.

A expectativa é de prosseguir o projeto no próximo ano, auxiliando os alunos da própria escola na continuidade do projeto quando as aulas presenciais voltarem, possibilitando os estudantes aprenderem de perto a importância da sustentabilidade.

Equipes:
1) Ana Flávia Ribeiro de Souza, Andreza Bertolino, Bruno Souza, Diogo Abreu, Gabriela Cunha, Isabela Barcelos, Jomag Ferreira, Lucas Liotti, Matheus Dias e Otávio Silveira.
2) Adib Filipe, Carlos Eduardo, Enzo Carbelim, Lucas Hideki e Luís Gustavo.
3) Carlo Henrique Barauna Marquez, Gustavo Filgueiras Franco, João Pedro Castanheira, Miguel Rodas, Paulo Fernando Junqueira e Souza, Ricardo Bisinotto Martins, Victtor Hugo Fortunato e Prado e Vitor Henrique Silva Martins.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *