Alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia, do 1º período, da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) são monitores no projeto “Zebu na Escola”, que teve início terça-feira (02/05), com o lançamento da edição 2017 do projeto. A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, e reuniu cerca de 1.200 estudantes de Uberaba/MG. O projeto finaliza hoje (04/05), e os alunos da Fazu devem acompanhar cerca de 240 crianças e adolescentes de 12 escolas públicas, sendo oito rurais e quatro estaduais.
Durante o evento foram apresentados detalhes da programação, que esse ano, além de difundir a história das raças zebuínas entre os jovens, irá apresentar o conceito de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. “As escolas selecionaram alguns alunos que fazem parte de um projeto de ‘agentes ambientais’. Esses agentes irão passear pelo parque Fernando Costa para absorver todas a informações sobre o Zebu, e também sobre ILPF, que é o tema da 83ª ExpoZebu. Posteriormente eles voltam às escolas e disseminam o conhecimento com os colegas”, explica Goretti dos Santos, coordenadora pedagógica do Museu do Zebu
A 4ª edição da revista ‘Turma do Zebuzinho’ também foi lançada durante a cerimônia de hoje. O material reúne textos sobre as raças zebuínas e redações feitas por alunos de escolas públicas de Uberaba. Elas foram selecionadas por meio de um concurso promovido pelo Museu do Zebu, e teve como tema “O Zebu que trouxe riquezas para o Triângulo Mineiro”. As revistas serão distribuídas durante a ExpoZebu. O lançamento também contou com apresentações artísticas e culturais, incluindo o grupo de percussão ‘Visão Tátil’, do Instituto dos Cegos do Brasil Central.
Museu do Zebu
Essa já é a 16ª edição do ‘Zebu na Escola’. O projeto é desenvolvido pelo Museu do Zebu, que até o fim da feira funcionará em horário especial. O acervo, que reúne peças que contam a história das raças zebuínas no Brasil, pode ser visitado todos os dias, das 8h às 18h.
Fotos: Maria Gabryella