Aos 16 anos, Maria Eduarda Dantas ingressou na faculdade de Medicina Veterinária, uma das mais jovens da turma. Fascinada por animais desde a infância e desenvolvendo uma admiração pela pecuária durante a adolescência, ela entrou na universidade com um sonho claro: viver e trabalhar com animais de produção. Com foco total nos estudos, Maria Eduarda direcionou sua trajetória acadêmica para alcançar esse objetivo, e hoje atua na clínica médica de grandes animais, com ênfase na área sanitária, graças à pós-graduação em Sanidade Animal pela Fazu.
“Escolhi Sanidade Animal pois sempre fui muito curiosa, querendo saber o ‘porquê’ e o ‘como’. Sou metódica, preciso entender por que uma doença acontece, como tratá-la e, principalmente, como preveni-la”, explica Maria Eduarda.
A didática dos professores da Fazu foi essencial para sua compreensão e crescimento profissional. “A forma didática apresentada pelos professores foi sensacional, com slides bem explicativos e curiosidades abordadas. Além disso, eles incluíram o que realmente acontece no campo, o que fez toda a diferença”, ressalta.
Maria Eduarda lembra com detalhes um episódio significativo durante sua pós-graduação. “Um dia, fui fazer exames de brucelose e tuberculose em uma fazenda. O proprietário, talvez por eu ser uma mulher, me questionava de cabo a rabo, todo o processo e as doenças em questão. Me senti tão confiante ao responder cada uma das perguntas, me senti elevada, contente e poderosa. Provei minha capacidade a ele e vi o retorno do meu investimento. E, essa confiança, eu tive por me lembrar das aulas assistidas no meu curso de especialização em Sanidade Animal”.
Essa experiência reforçou a determinação de Duda em se destacar no mercado. “Após esse episódio, cada dia que passava eu queria saber mais. No mercado saturado em que estamos, é essencial ser diferente, ser algo a mais”, enfatiza Maria Eduarda.
Um dos fatores que facilitaram a jornada de Maria Eduarda foi a modalidade online da pós-graduação, permitindo conciliar trabalho e estudos. “A minha pós foi feita online, o que me permitiu conciliar trabalho e estudos. Recomendo a Fazu porque ela oferece um preço justo, acessível, aulas de qualidade, horários flexíveis e, o principal ao meu ver, ela vive a agropecuária, entendendo as dores dos produtores. Isso agrega ainda mais qualidade e vantagem no conhecimento passado para os alunos”, destaca.
Maria Eduarda sempre incentiva os profissionais das ciências agrárias a se diferenciarem. “SE DIFERENCIE, não seja apenas mais um. Eu sei que nem sempre é fácil, mas com a Fazu temos as ferramentas necessárias para nos destacarmos”, conclui.
Com seu foco, dedicação e a formação adquirida na Fazu, Maria Eduarda prova que é possível transformar sonhos em realidade e se destacar em um mercado competitivo, criando uma carreira promissora e inspiradora na sanidade animal.