Estrutura Fazu: setor de Apicultura recebe melhorias e desenvolve produção de mel

O setor de Apicultura da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) foi reativado. O primeiro mel foi retirado no início do mês de março, com a ajuda dos acadêmicos do curso de Zootecnia. A Fazu conta com quatro colmeias de abelhas Apis mellifera estabelecidas em produção em uma área provisória. A faculdade trabalha em uma nova área para instalação do apiário para melhor organizar as atividades do setor.

A professora responsável, Renata Barbieri Trevisan conta que desde abril de 2015, ministra as aulas de Apicultura e responde pelo setor. “Sempre ouvi falar dos produtos apícolas como o mel e extrato de própolis que a Fazu já produziu. Hoje estamos estruturando novamente o setor para voltarmos a produzir e comercializar os produtos. No cenário acadêmico, nos cursos envolvidos nas áreas agrárias, em que em sua grade curricular apresentam a Apicultura, torna-se fundamental aos alunos a disponibilidade de uma estrutura de campo para trabalhar com atividades apícolas e praticar o que se aprende em sala de aula”, afirma a professora.

De acordo com a professora Renata, na atividade apícola, diferente de outras atividades agropecuárias, não há uma exigência de dedicação exclusiva à atividade. “Temos que dar tempo para as abelhas trabalharem. Realizamos revisões das colmeias no apiário de acordo com a necessidade, normalmente a cada 15 dias em época de produção diminuindo na entressafra, revisões estas que envolvem atividades como troca dos favos danificados ou velhos, observação da postura da rainha, colocação de melgueiras, controle anti-enxameatório, colheita de mel, alimentação artificial, entre outras atividades”, explica.

Além do apiário, a Fazu conta com a Casa do Mel, lugar destinado para a extração do mel e ponto de apoio para as atividades. A professora Renata Barbieri conta com a ajuda do monitor, aluno da Zootecnia, Paulo Gazolla.

 

Categorias