Nesta quinta-feira (21), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) apresentou os touros selecionados na edição de 2025 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT). Na ocasião, a coordenadora de Pesquisa e Projetos da Fazu, Juliana Paschoal, compartilhou os dados referentes ao Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), uma das etapas do PNAT.
A apresentação fez parte da programação da 18ª ExpoGenética e contou também com a presença dos professores da Fazu e dos estagiários do programa. Juliana Paschoal está à frente do TDEA-PNAT desde o ano de 2016, primeira edição do teste.
A pesquisadora explicou que a avaliação teve duração de 77 dias, sendo 21 dias de adaptação e 56 dias de prova efetiva. Ao todo, 75 touros finalizaram o teste, sendo 59 da raça Nelore (53 – Nelore Padrão e 6 – Nelore Mocho) e 16 da Tabapuã.
“Os animais, ao chegarem na Fazu, passam por um Protocolo de Recepção, que inclui o manejo de Identificação (recebimento do brinco eletrônico), vacinação contra doenças reprodutivas e controle de endo e ectoparasitas. Há cinco anos reaizamos o controle de papilomatose por meio do uso da homeopatia.”
Doutora Juliana Paschoal destacou ainda que o Protocolo de Recepção é fundamental para a qualidade dos resultados do TDEA, pois garante que todos os animais estejam no mesmo padrão antes do início da avaliação. Além disso, abordou pontos sobre a adieta, sobre as variáveis que são mensuradas e sobre o índice de eficiência utilizado na prova, o CAR (consumo alimentar residual).
“Quero agradecer à ABCZ pela confiança em nosso trabalho, à diretoria da Fazu pelo apoio incondicional na condução das provas de eficiência e a toda a equipe de professores, que auxiliam na coleta e análise de dados e no desenvolvimento de novas proposições. Agradeço também aos funcionários da fazenda escola, e, de forma muito especial, à minha equipe de estagiários.”
Ao todo, 16 touros foram escolhidos nesta edição: 1 Nelore Mocho, 12 Nelore Padrão e 3 Tabapuã. Os animais do PNAT seguem agora para a central, onde será realizada a coleta de material genético. As doses serão distribuídas entre rebanhos parceiros e pecuaristas participantes do PMGZ.
Confira a lista completa dos touros classificados: https://www.abcz.org.br/common/uploads/blog_download/resultado-3—etapa—classifi.pdf