Entre os dias 27 e 29 de agosto, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) irá promover a “I Semana de Psicologia – Formação e Interdisciplinaridade”. O evento gratuito será voltado para alunos da faculdade e de outras instituições, assim como para a comunidade externa. As atividades serão promovidas no campus da Fazu, na Sala 15.
Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Fazu, Sheilla Parreira, foi elaborada uma programação diversificada e integradora, com intercâmbio de saberes, articulação entre teoria e prática, fomento ao protagonismo estudantil e à formação cidadã, preparando os participantes para atuarem de forma responsável na sociedade. “Ao promover a reflexão crítica e incentivar o pensamento autônomo, buscamos estimular o diálogo sobre temas relevantes e atuais, contribuindo para uma vivência acadêmica mais significativa.”
Na quarta-feira (27), às 19h, a Fazu irá realizar a palestra “Da Formação à Prática: Trajetórias Possíveis na Psicologia”, com Fernanda Ribeiro Alves Manzan. A ação visa celebrar o Dia do Psicólogo, e o tema surgiu para oferecer um espaço de aprendizagem sobre o percurso formativo, compreendido como um caminho em constante construção que conduz às diferentes práticas profissionais da área.
“A proposta busca incentivar o interesse acadêmico e científico, aproximando estudantes da diversidade de saberes e possibilidades de atuação que compõem a ciência psicológica. Esperamos que o evento possa ser uma possibilidade de aprendizagem e de maior inserção dos alunos em seus interesses acadêmicos e profissionais, fortalecendo sua trajetória dentro da Psicologia”, explicou a professora da Fazu, Sara Costa.
Na quinta-feira (28), às 19h, será promovida a palestra “Divórcio e Parentalidade: (re)construções”, com Liniker Lopes da Silva. Conforme a professora da Fazu, Marcella Bellini, o tema foi escolhido devido ao aumento dos divórcios e dissoluções conjugais. “Nos interessa compreender quais os impactos do divórcio no grupo familiar, especialmente quando os filhos são envolvidos no conflito, e a diferenciação entre conjugalidade e parentalidade”, pontua.
Ainda na quinta-feira, na sequência, haverá a palestra “A Gestão do Sofrimento na Contemporaneidade”, com Luciano Henrique Moreira Santos. Conforme Marcella, a I Semana de Psicologia também apresenta discussões e insere os alunos em novos modos de pensar e refletir sobre como os modos de vida impactam a subjetividade e o que isso significa para o mal-estar humano hoje. “Na sociedade atual, vivemos sob a pressão de sermos sempre felizes, em meio a um excesso de exigências e promessas de satisfação. Esse cenário, marcado pelo neoliberalismo, produz novas formas de sofrimento e de lidar com ele.”
Já na sexta-feira (29), serão oferecidas duas oficinas interdisciplinares. A primeira, voltada para o ChatGPT, emoções e ética: “A Inteligência Artificial pode cuidar da saúde mental?”. A segunda oficina será voltada para exercitar o brincar: “Expressão, Criatividade e Cuidado Emocional”.
Interessados em participar da “I Semana de Psicologia da Fazu – Formação e Interdisciplinaridade” podem se inscrever pelo link: https://fazu.br/Eventos/i-semana-de-psicologia-fazu-formacao-e-interdisciplinaridade/.