Fazu e Renovagro desenvolvem experimento com foco no controle biológico da cigarrinha-do-milho

Em parceria com a empresa Renovagro, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Entomologia Aplicada (GEPEA) da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) deu início a mais um projeto visando o desenvolvimento agrícola. O grupo irá avaliar a eficácia de produtos biológicos, desenvolvidos e comercializados pela empresa, no manejo da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis).

O projeto terá duração aproximada de dois meses, encerrando com a entrega dos resultados à empresa parceira. As atividades já foram iniciadas, com a instalação do experimento e agora está em fase de coleta de dados para avaliação. O projeto está sendo orientado pelos professores Diego Fraga e Luan Odorizzi, com os discentes membros do GEPEA, sendo o aluno responsável Vitor Gabriel Taveira Lacerda.

“O objetivo principal é avaliar a eficácia de produtos biológicos, desenvolvidos e comercializados pela empresa parceira, no manejo da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis). A pesquisa busca oferecer novas alternativas para o controle dessa praga, que tem causado prejuízos significativos à cultura do milho”, explicou o professor Diego Fraga.

Conforme Luan Odorizzi, o experimento é benéfico tanto para a Fazu quanto para a Renovagro, pois gera dados para a academia e para a empresa. “Essa parceria é extremamente importante porque permite que a empresa esteja aqui dentro e que os alunos possam estar diretamente em contato com a empresa, que futuramente pode vir a ser o local de emprego deles. Isso permite que a instituição gere informações, de pesquisas que vão ser aplicadas no campo”, ressaltou.

Diego completa ainda que esta já é a quarta iniciativa realizada em parceria com a Renovagro, sempre com foco no manejo da cigarrinha-do-milho. “A empresa reconheceu na Fazu uma instituição com conhecimento técnico e experiência prática na área e a parceria tem sido sólida e produtiva, unindo esforços entre o setor acadêmico e o setor produtivo em prol de soluções sustentáveis para a agricultura.”

Vitor Gabriel Taveira Lacerda veio do interior do Pará, a 2.500 km de Uberaba, com o sonho de se formar em Agronomia pela Fazu. Além desse estágio com a Renovagro, Vitor já estagiou em outras renomadas empresas parceiras da Fazu e já concluiu também o curso de Gestão do Agronegócio, que fez concomitantemente com agronomia.

Fundada no ano de 2005, em Uberaba (MG), a Renovagro é pioneira na comercialização de produtos bioativadores, buscando transformar as práticas agrícolas ao estimular o desenvolvimento da microbiota do solo e promover a ciclagem de nutrientes.