Sempre atenta às demandas do mercado, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) está desenvolvendo uma máquina agrícola para o Grupo Matsuda. O trabalho está sendo conduzido pelo Grupo de Estudos em Mecanização Agrícola e Tecnologia (GEMAT), sob orientação do professor Felipe Gustavo de Souza, doutor em Engenharia Agrícola. O grupo é composto por alunos dos cursos de Agronomia, Agrocomputação e Zootecnia.
“A parceria visa ao desenvolvimento de uma colhedora de sementes de uma forrageira chamada Cenchrus ciliaris. Estamos prosseguindo com esse experimento dentro da Fazu e, na última semana, demos início ao plantio das sementes. Esse plantio tem como intuito coletar informações sobre a semente para que possamos elaborar o projeto da colhedora”, explica o professor Felipe Souza. Agora, a próxima etapa é realizar o manejo da cultura e coletar o máximo de dados para o desenvolvimento da máquina.
A Cenchrus ciliaris, popularmente conhecida como capim-buffel, é uma forrageira de alta qualidade usada para pastejo, comum em áreas semiáridas devido à sua resistência à seca e à produção de forragem nutritiva. A semeadura pode ser feita a lanço, em sulcos ou em covas, preferencialmente durante o período chuvoso — como o atual.
O Grupo Matsuda atua há mais de 70 anos no mercado brasileiro, com foco principal no agronegócio, abrangendo a produção e comercialização de sementes para pastagens, suplementos minerais, equipamentos agrícolas, inoculantes para silagem e produtos voltados à saúde animal.
Ainda conforme o professor, a parceria entre a Fazu e a empresa Matsuda surgiu por meio de networking, promovido pelo aluno do 3º período de Agronomia, Lucas Giannasi, durante o Zebu Connect Day 2024. O evento foi criado no último ano com apoio da Embrapa, desenvolvido pela equipe do Brazilian Cattle — projeto setorial promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O objetivo foi justamente estimular a interação e a troca de conhecimentos entre as empresas participantes do projeto.

