Fazu recebe biólogo do Laboratório Fitoagro de Campo Florido para palestra

Alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Gestão do Agronegócio da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), sob a orientação do professor Rodrigo Nogueira, receberam Ítalo William França, biólogo e responsável técnico pelo Fitoagro Controle Biológico de Campo Florido. A palestra, ocorrida na última quinta-feira (20), focou no biocontrole da broca da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis) utilizando o parasitoide Cotesia flavipes.

O Fitoagro, com matriz em Maceió (AL) e uma filial em Campo Florido desde 2014, é um laboratório especializado na produção massal de Cotesia flavipes, um inimigo natural da broca-da-cana. “Anualmente produzimos cerca de 180 mil unidades de Cotesia aqui na região de Uberaba”, destacou Ítalo França durante a palestra. Ele detalhou o processo produtivo que começa com a criação controlada da broca-da-cana, a praga-alvo.

“Os adultos da broca são confinados em câmaras onde acasalam e depositam ovos em um substrato especial por 24 horas. Os ovos são então desinfetados e inoculados em uma dieta artificial”, explicou França. Após cerca de 15 dias, quando a broca atinge aproximadamente 2 centímetros, a Cotesia flavipes é introduzida como agente de controle biológico, marcando uma etapa crítica para o sucesso do biocontrole.