Equipe do TDEA-PNAT recebe treinamento sobre manejo racional de bovinos

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) investiu em um treinamento sobre manejo racional de bovinos para equipe de trabalho do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Touros Jovens (TDEA-PNAT), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Ministrado pelo zootecnista Arquimedes José Riobueno Pellecchia, egresso da Fazu, nesta segunda (17) e terça-feira (18), o treinamento foi destinado aos estagiários, monitores e colaboradores que atuam diretamente com os mais de 200 touros integrantes do TDEA-PNAT.

O treinamento aconteceu durante dois dias na Fazu, sendo que o primeiro dia foi dedicado à parte teórica na sala de aula, com discussões sobre bem-estar animal e manejo, e parte prática com a avaliação de pontos críticos das estruturas e início do manejo com os animais. Já o segundo dia foi totalmente dedicado à parte prática com o manejo dos animais.

Arquimedes apresentou várias estratégias de manejo, entre elas o uso da bandeira de manejo, uma ferramenta utilizada para auxiliar na condução dos animais. “A bandeira funciona como uma extensão do braço e pode ser utilizada durante os manejos a pé ou a cavalo, tanto dentro quanto fora do curral, embora seu uso seja mais frequente quando o manejo é feito a pé dentro do curral”, explica Archimedes, que é consultor e atua em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (ETCO).

A coordenadora do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do PNAT, Juliana Jorge Paschoal, destaca a importância de treinamento como uma forma de melhorar a qualidade das variáveis que são coletadas no PNAT. “Neste ano, a equipe decidiu focar na parte de manejo e bem-estar dos animais, com o objetivo de proporcionar um ambiente menos estressante para os animais e melhorar o desempenho durante o período de prova”.

Categorias