João Paulo Oliveira e Silva é um dos diversos alunos da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) com oportunidade de estagiar em grandes empresas, instituições e associações. Natural de Uberaba, João Paulo é aluno do 9º período de Agronomia e estagiou na CanaCampo, sob supervisão do professor Rodrigo Piau, coordenador agrícola da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (CanaCampo), localizada em Campo Florido (MG).
João Paulo conta que aprimorou muito os conhecimentos em relação a cana-de-açúcar. “Antes do estágio o meu conhecimento sobre a cultura era muito teórico, agora, com os ótimos profissionais presentes na CanaCampo, aprendi diversas práticas realizadas, desde o plantio até a colheita. Toda essa experiência me trouxe um conhecimento muito mais aprofundado e prático sobre a cultura”, destaca.
As atividades realizadas na CanaCampo são diversas, desde experimentos até no planejamento de eventos. “No estágio tenho a oportunidade de analisar as lavouras de fornecedores, conhecendo pragas e doenças, como a cigarrinha da cana, que é uma praga que pode causar um dano muito grande na lavoura se não for controlada na hora certa. Analisamos também a colheita, observando se as colhedeiras estão trabalhando da forma correta e sem grandes perdas de ATR ”, comenta João Paulo.
Durante o estágio, João Paulo aprendeu mais sobre o controle biológico, que consiste na utilização de um organismo vivo para a regulação populacional de outro organismo vivo que esteja causando danos numa cultura. “Analisamos a possibilidade de liberação de Cotesia flavipes na lavoura, essa vespinha que consegue localizar a broca e parasitá-la no interior do colmo”.
Dentre todas atividades realizadas, João Paulo destaca a realização dos preparativos do CADI (Centro de Aprendizagem, Difusão e Inovação), onde será realizado o MegaCana Tech Show, evento realizado todos os anos pela CanaCampo e que reúne diversas empresas nacionais e internacionais. “É uma experiência incrível, pois estou em contato com diversas variedades de cana que nunca tive contato e nem conhecimento a respeito dessas variedades anteriormente. Também estou adquirindo muito conhecimento sobre diversos produtos aplicados na cana de diversas empresas diferentes”, completa o futuro Engenheiro Agrônomo.
O interesse pelo Agro surgiu ainda quando criança. “Meu pai sempre foi um pequeno pecuarista de gado de corte e de leite, então desde novo ia para o sitio onde tinha suas criações como galinhas, porcos, cavalos e gados. Por ter vivido nesse meio, sempre tive interesse pela pecuária e pela agricultura, e foi quando eu presenciei uma reforma de pastagem do início ao fim que eu me encantei mais pelo agro e decidi entrar na faculdade de agronomia”, explica João Paulo.
A escolha pela Fazu surgiu pela faculdade ser avaliada como uma das melhores faculdades de agronomia do Brasil e por ser reconhecida mundialmente. “Muitos alunos estrangeiros vêm de seus países para estudar na Fazu, então é mais uma prova que a faculdade é de excelência. A cada ano que passa me apaixono mais pelo agro devido as oportunidades de ensino que a Fazu me proporciona, com destaque para as atividades na fazenda escola e os professores qualificados”, afirma João Paulo
As perspectivas para o futuro são grandiosas e coerentes com o excelente Engenheiro Agrônomo que João Paulo Oliveira e Silva se tornará. “A área é muito abrangente e vejo ótimas oportunidades de empregos. Tenho o desejo de fazer uma pós-graduação e sempre estar estudando e procurando aprender sobre o agro, pois é um setor que eu me apaixono cada dia mais. Não me vejo fazendo outra coisa e acredito muito aquele ditado ‘trabalhe com o que você ama e nunca mais precisara trabalhar na vida’, finaliza.