O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliano Resende, visitou nos dias 24, 25 e 26 de julho, projeto que ele acompanhado há 10 anos. A fazenda visitada fica no estado da Bahia, região sul, tradicionalmente produtora de cacau.
De acordo com Juliano, durante muitos anos a riqueza reinava nessa região, época dos barões do cacau. “Com a entrada da praga conhecida regionalmente como “vassoura de bruxa” e com a queda no preço da arroba dessa commodity a pecuária foi a única alternativa a se explorar visto que a região é caracterizada por solos rasos e topografia muito acidentada”, comenta.
A pecuária predominante da região é degradada e provavelmente com índices abaixo da média nacional. No entanto, o índice pluviométrico é excelente para a pecuária mesmo com constantes veranicos. Em média são 1100 mm de chuva bem distribuída ao longo do tempo. Os índices zootécnicos estão apresentados abaixo:
Eles foram comparados com o Benchmark top 30% acompanhados pela empresa INTEGRA Consultoria. Os dados foram discutidos em reunião.
Além dos índices zootécnicos também se mediu os indicadores econômicos (Tabela 2)
“A pauta dessa visita foi números, em especial econômicos com 3 dias de reunião e discussão. Interessante para o aluno de zootecnia ter em mente que nosso trabalho vai muito além da produção. Produzir é fácil, temos que fazer o pecuarista obter indicadores econômicos compatível com a atividade e mostrar que mesmo em épocas menos favorável (delações, etc) é possível ganhar dinheiro”, finaliza Juliano Resende.