A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), em parceria com Alta Genetics, promove nesta semana o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos. O curso é uma iniciativa da professora M.Sc. Camila de Moraes Raymundo, por meio da disciplina de Reprodução Animal, da coordenadora do curso de Zootecnia, Juliana Paschoal e com o apoio do Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) e do setor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação. O curso tem como instrutor o Sr. Renato Antônio Telles, zootecnista formado pela Fazu, hoje representante da Alta Genetics, instrutor do Curso (mensal) de Inseminação Artificial do HVU e jurado de Girolando. O curso está acontecendo no Campus da Fazu, sendo no Anfiteatro da Biblioteca, no Laboratório de Patologia e no Curral do HVU.
De acordo com a professora Camila, o objetivo do curso é complementar o conhecimento teórico adquirido nas aulas de Reprodução Animal e Biotécnicas da Reprodução. “A ideia é que os alunos possam colocar em prática, os conhecimentos adquiridos em aula através de treinamento do manuseio do botijão de sêmen, descongelamento de sêmen, práticas de inseminação utilizando-se peças do trato reprodutivo de fêmeas bovinas (advindas de frigorífico) e treinamento com animais, ”, explica Raymundo.
Participam do curso alunos do curso de Zootecnia a partir do 6º período, ou seja, que estão cursando ou já concluíram a disciplina de Reprodução Animal. O curso terá duas turmas, sendo a a primeira de 28 a 30/11 e a segunda, com aula do dia 01 a 03/12. O curso terá duração de 24 horas, sendo das 8h às 17h nos três dias.
Cronograma de Atividades
1º Dia (8h às 12h): aula teórica no auditório da biblioteca: fisiologia da reprodução de fêmeas, observação do estro e teorias da inseminação artificial.
1º Dia (13h às 17h): aula prática no laboratório de patologia, utilizando peças do frigorífico.
2º Dia (8h às 12h): aula teórica na sala 1 e 2 – manuseio do botijão de sêmen e descongelamento de sêmen.
2º Dia (13h às 17h): aula prática (com animais) no curral do HVU.
3º Dia (8h às 17h): aula prática (com animais) no curral do HVU.