A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), sediou no último sábado (01/10), a 4ª Copa de Marcha “Marchadores de Uberaba” da raça Mangalarga Marchador. O evento aconteceu na pista de esportes equestres, localizada na Fazenda Escola da faculdade. A Copa é um evento oficial da ABCCMM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador) e é realizada pelo Núcleo de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, “Marchadores do Triângulo”, sendo o seu presidente o Sidney Pimenta Alvim. A 4ª edição da Copa de Marcha teve como Campeão dos Campeões de marcha o garanhão Xarope H.Z. e Reservado-Campeão dos Campeões de marcha o garanhão A.R Leão. Já a Campeã das Campeãs de marcha foi a égua Necessidade da Esperança e a Reservada-Campeã das Campeãs, a égua A.R Liberdade. O evento recebeu um total de 68 animais de vários criatórios brasileiros.
Cerca de 40 alunos do curso de Zootecnia participaram do evento, trabalhando na organização, recepção e conferência de documentos dos animais além de estagiarem na pista de julgamentos, ao lado do árbitro oficial da ABCCMM, Fabiano de Abreu Bitencourt, acompanhando todo o processo de avaliação e classificação dos animais vencedores.
“A Copa de Macha me oportunizou conhecer o mundo equestre. Eu aprendi muito sobre a raça Mangalarga Marchador. A oportunidade de participar de perto faz com que nós, ainda acadêmicos, saibamos identificar os pontos positivos e os negativos dos animais, pois não é somente a raça e o registro que faz do animal um cavalo bom. Existem vários outros critérios de classificação. O árbitro foi extremante eficiente nos ensinamentos, paciente quando estávamos com ele na pista e demonstrou muito interesse em explicar sobre os animais. Por fim, deu para sabermos porque o grande campeão mereceu o prêmio, pois conseguimos identificar em suas características o seu potencial”, relata o acadêmico da Zootecnia, Lucas Mendes.
O diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado, entregou os prêmios dos Grandes Campeões. “Agradeço a toda a equipe organizadora e executora da Copa de Marcha, sendo os alunos, colaboradores e professores da Fazu e parabenizo o Núcleo de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, “Marchadores do Triângulo” pelo altíssimo nível dos animais apresentados em pista. Convido a todos para a 5ª Copa de Marcha que acontecerá em 2017 e continuará sendo realizada na Fazu”, ressalta Carlos Henrique.
A Copa de Marcha teve o objetivo de promover o intercâmbio entre os criadores, avaliar e orientar os criatórios da nossa região, no quesito “marcha”. A participação foi tanto de animais de marcha picada, onde se evidencia um maior tempo de deslocamento (elevação, avanço e apoio) dos bípedes laterais quanto à marcha batida, onde existe um maior tempo de deslocamento (elevação, avanço e apoio) dos bípedes diagonais.
Sobre o Mangalarga Marchador
O Mangalarga Marchador é uma raça de cavalos nascida no Brasil e que se orgulha de ser o melhor cavalo de sela do Brasil. A raça reúne atualmente 13.000 associados ativos e reúne o maior plantel de equinos registrados do Brasil e no mundo, gerando mais de 180.000 empregos diretos e indiretos. O Marchador foi o tema do desfile da vice-campeã do Carnaval carioca de 2013, a Beija-Flor de Nilópolis, na ocasião cantou a história da raça para o mundo todo.