O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 27 de setembro e 02 de outubro, em três Estados, sendo São Paulo, Minas Gerais e Goiás, para desenvolver atividades.
Palestra pela Scot Consultoria
De acordo com o Prof. Adilson, nos dias 27 e 28 de setembro, ele esteve na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. No dia 27 participou como ouvinte do IV Encontro de Adubação de Pastagens realizado pela Scot Consultoria, de Bebedouro/SP, dentro de um evento maior, o Encontro dos Encontros, que ocorreu no centro de eventos do Ribeirão Shopping. Na manhã do dia 28, além de participar como ouvinte o professor Adilson Aguiar ministrou a palestra “Bases Técnicas e Econômicas para o Manejo da Fertilidade do Solo da Pastagem”. Ao final do painel da manhã, Adilson participou de um debate com outros palestrantes, sendo o professor Moacyr Corsi, da USP/ESALQ, de Piracicaba, o professor Ricardo Reis, da UNESP de Jaboticabal e o professor Leandro Barbero, da UFU de Uberlândia, e com o público participante. É o quarto ano consecutivo que o professor Adilson Aguiar participa como palestrante deste evento, que começou a ser realizado em 2013.
Treinamento na Stoller
Segundo Adilson, na tarde do dia 28 de setembro, ele ministrou treinamento em uma sala de reuniões do Hotel JP, em Ribeirão Preto/SP, para a equipe de 10 engenheiros agrônomos da empresa Stoller sobre “Como Estabelecer a Pastagem”. “Os técnicos atuam em todas as regiões do país acompanhado clientes que tem utilizado as soluções tecnológicas da Stoller, tais como microrganismos para fixação biológica de nitrogênio em gramíneas, bioestimulantes e promotores de crescimento de plantas a adubação foliar”, conta.
A Stoller é uma empresa multinacional que atualmente está em 56 países, foi criada em 1970 por Jerry Stoller, com a missão de proporcionar aos agricultores a possibilidade de aproveitar ao máximo o potencial genético de suas plantas, desenvolvendo somente no Brasil soluções tecnológicas para 11 culturas, entre as quais pastagem.
Projetos em Propriedades
No dia 29 de setembro, o professor Adilson Aguiar já estava visitando uma fazenda de cria e recria no município de Santa Vitória/MG. No dia 30 de setembro visitou uma fazenda de cria no município de Quirinópolis, Estado de Goiás, e nos dias 01 e 02 de outubro visitou três propriedades de cria, recria, uma das quais de melhoramento genético da raça Nelore, no município de Corumbaiba, também em Goiás.
“Os animais são engordados em um confinamento para 6.000 cabeças estáticas no município de Orlândia, Estado de São Paulo. As propriedades são da empresa Pecuária Katispera, de um empresário e diretor de uma indústria de açúcar e álcool que tem usinas nos estados de São Paulo e Goiás. É um projeto que atualmente tem um rebanho de 40.000 cabeças, das quais 12.000 são fêmeas em reprodução, em 10.000 hectares de pastagens e é o projeto de pecuária de corte que tem a maior área de pastagens adubadas do Brasil, com 6.000 hectares, correspondendo a 60% da área total”, afirma Aguiar.
O professor Adilson foi fazer um diagnóstico da situação atual deste projeto e ajudar orientando na evolução do mesmo para o alcance de uma meta de 20.000 fêmeas em reprodução. O professor Adilson foi convidado pelo Médico Veterinário e Mestre Diego Palucci, gerente de bovinos de corte da empresa Rehagro, quem acompanhou o professor Adilson durante toda a visita.