Professor da Fazu ministra treinamento para as equipes da Fazenda Acará

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, desenvolveu nos dias 27, 28 e 29 de maio, atividades na Fazenda Acará (FAZAC), no município de Britânia, Goiás. O professor acompanha o projeto desde 1999 com duas a quatro visitas anuais e entre várias atividades, o professor ministra treinamentos para as equipes da propriedade.

“A propriedade desenvolve as atividades de agricultura e pecuária. A área total é de 6.500 ha, dos quais 4.700 são uteis. Destes 4.700 ha 1.105 ha são irrigados por pivôs, sendo 10 pivôs de lavoura onde são cultivadas 2,5 safras/ano (5 safras a cada 2 anos), com os cultivos de milho para produção de silagem de grãos úmidos, milho para silagem de forragem, feijão e soja”, conta o professor.

Segundo Adilson, entre os intervalos destas culturas é cultivado milheto para pastejo. “Um pivô é explorado exclusivamente com pastagem para preparar animais para o confinamento onde em 65 ha pastejam entre 700 a 1.300 animais. Os restantes 3.595 hectares estão em processo de intensificação e em 2015 receberam calcário e gesso agrícola e em 2016 foram adubados com composto organomineral produzido com o esterco recolhido nos currais do confinamento”, explica.

A recria é feita em pasto e a terminação (engorda) em um confinamento com capacidade estática para 6.500 bois, no qual são confinados até 15.000 bois por ano, com meta de alcançar 20.000, informa o professor.

No projeto, Adilson Aguiar é responsável pela orientação no manejo da pastagem, sendo na escolha de forrageiras; plantio e recuperação da pastagem; correção, adubação e irrigação do solo; controle de plantas invasoras e insetos pragas; planejamento de longo, médio e curto prazos.

Categorias