1º Encontro Técnico do Grupo Terra Grande tem como palestrante professor da Fazu

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, é reconhecido internacionalmente pelo conhecimento em manejo e adubação de pastagens. Adilson Aguiar esteve nos dias 07, 08 e 09 de abril no Estado do Pará, na cidade de Santarém, para participar como palestrante do 1º Encontro Técnico do Grupo Terra Grande. O encontro foi realizado no dia 08 de abril das 8h às 17h, no auditório de eventos do Hotel Açay. O professor apresentou durante sua palestra resultados de mais de uma centena de diagnósticos feitos por ele em fazendas de pecuária de corte desde 2002 e apontou os principais desafios e dúvidas dos pecuaristas.

Segundo o professor, o encontro foi aberto pelo sócio proprietário do Grupo Terra Grande, o médico veterinário Doutor André Curado que ministrou uma palestra de 30 minutos, sobre o programa de melhoramento genético da Agropecuária Terra Grande. “O Grupo Terra Grande é um grupo familiar que além de investir na pecuária de corte tem outras empresas. Na pecuária seleciona a raça Nelore Padrão desde 1970, já são 47 anos de seleção, com um dos maiores rebanhos de vacas puras de origem (PO) da raça, atualmente com mais de 4.000 fêmeas em idade reprodutiva e um rebanho total de mais de 10.000 animais, com vários touros em centrais de inseminação artificial”, afirma Aguiar.

A Agropecuária Terra Grande é a maior vendedora de touros das regiões Norte e Nordeste com 1.200 touros comercializados para 2016. “O rebanho da Terra Grande é selecionado pelas bases do PMGZ da ABCZ. O Grupo Terra Grande tem sua fazenda no Estado do Tocantins, a Fazenda Terra Grande, localizada no município de Bernardo Sayão, noroeste daquele estado”, completa.

A segunda palestra ministrada no 1º Encontro Técnico do Grupo Terra Grande foi pelo engenheiro agrônomo, zootecnista e pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Doutor Antônio do Nascimento Ferreira Rosa que abordou os fundamentos dos programas de melhoramento genético de bovinos, com duração de quase 2h.

 A terceira e última palestra foi proferida pelo professor Adilson Aguiar, que falou de 11h30 às 12h30 apresentando resultados de mais de uma centena de diagnósticos feitos por ele em fazendas de pecuária de corte desde 2002 e apontou os principais desafios e dúvidas dos pecuaristas. Houve um intervalo de 1h para o almoço e depois o professor Adilson Aguiar retomou até as 17h com a participação do público com perguntas gerais sobre a pecuária.

“Neste encontro tive a grata satisfação de reencontrar o egresso do curso de Zootecnia da Fazu, o zootecnista, agora Mestre, Doutor, Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o Doutor Luis Gabriel Alves Cirne que levou seus alunos para participarem do encontro e me conhecerem pessoalmente”, conta Aguiar.

Quando o ex-aluno Luis Gabriel foi monitor das disciplinas ministradas na Fazu pelo professor Adilson Aguiar, ele defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso com dados de pesquisa que ele conduziu no setor de Pastagens e Plantas Forrageiras da Fazenda Escola da Fazu, orientado pelo professor Adilson.

 Ainda este ano o professor Adilson Aguiar participará de mais dois encontros técnicos do Grupo Terra Grande, um no dia 03 de junho na cidade de Xinguara, no Estado do Pará, e outro no dia 27 de julho em Paraíso do Tocantins, no Estado do Tocantins. O prof. Adilson Aguiar começou a prestar consultoria técnica para o Grupo Terra Grande em 2013 na área de manejo da pastagem, contribuindo na orientação dos programas de recuperação e renovação de pastagens, controle de plantas invasoras e de insetos pragas de pastagens, intensificação da produção da pastagem através da correção, adubação e irrigação do solo, manejo do pastejo. Adilson ainda tem contribuído na orientação do programa de suplementação do rebanho.

“Na Agropecuária Terra Grande estão sendo conduzidos vários experimentos para avaliar métodos de controle de plantas invasoras gramíneas em pastagens e eu estou fazendo parte da equipe que está orientando a metodologia de pesquisa e avaliando os resultados”, finaliza o professor.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *