A zootecnista Ana Vitória Reis, formada pela Fazu, conquistou reconhecimento internacional ao receber o prêmio de melhor apresentação científica na XXVIII Reunión de la Asociación Latinoamericana de Producción Animal (ALPA) e VIII Congreso de la Asociación Uruguaya de Producción Animal (AUPA), realizados entre os dias 22 e 24 de setembro de 2025, em Punta del Este, Uruguai.
O trabalho premiado teve como foco o impacto do uso de sombra durante a gestação e lactação de ovelhas e cordeiros, analisando tanto as respostas produtivas quanto os aspectos fisiológicos ligados à termorregulação em clima tropical. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Zootecnia, sob orientação da professora Camila Raymundo e coorientação do professor Fábio Luís Henrique.
Para Ana Vitória, a conquista é resultado de um esforço coletivo. “Foi gratificante participar representando a Fazu e o Instituto de Zootecnia, instituições pelas quais tenho tanto carinho. Esse resultado só foi possível graças à dedicação de toda a equipe envolvida no projeto e ao apoio essencial dos meus orientadores, Camila e Fábio. Minha gratidão a todos que fizeram parte dessa conquista.”
“Vejo a Fazu como essencial na minha formação, pois me proporcionou uma base sólida de conhecimento técnico-científico e, ao mesmo tempo, um ambiente que estimula a prática, a pesquisa e o desenvolvimento profissional. Foi também o lugar onde consolidei valores e experiências que levarei para toda a vida. Para onde eu for, levarei comigo o orgulho de ter feito parte da Fazu”, ressaltou.
Atualmente, durante o mestrado, Ana Vitória desenvolve pesquisas sobre comportamento social em bovinos da raça Gir Leiteiro, em parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e o Instituto de Zootecnia (IZ). O foco é a avaliação do comportamento agonístico por meio de cochos eletrônicos, considerando diferentes categorias de animais, incluindo novilhas vazias e fêmeas no terço final da gestação. O trabalho é realizado sob orientação da Dra. Lenira El Faro Zadra e coorientação do Dr. Rogério Ribeiro Vicentini e da Dra. Edilane Aparecida da Silva.

