Projetos de alunos e professores da Fazu são aprovados na pré-aceleração do Sistema InovaLácteos

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) teve a aprovação de três projetos na fase de pré-aceleração do Sistema InovaLácteos (SIL). A Fazu, como uma das entidades apoiadoras e atuantes no projeto, teve pela primeira vez três projetos incubados no Celeiro aprovados neste 3º ciclo de pré-aceleração. Os projetos aprovados são o BeeBov, de Ana Cezarino (Zootecnia) e Camila Matos (Agronomia); o iLite, do professores Gill e Janderson, os alunos de Agrocomputação Maria Luísa e Leonardo, aluna de Gestão do Agronegócio Allana, e aluno de Zootecnia Afonso Vitor; e a Plataforma IOTA – ViMac Soluções, de Vitor Hugo Machado.

O BeeBov visa ajudar pequenos produtores que enfrentam dificuldades durante períodos secos. A solução baseia-se no cultivo de alfafa como forrageira de baixo custo, que atrai abelhas para melhorar a polinização. O uso de adubos orgânicos aumenta a sustentabilidade das fazendas. A integração de tecnologia avançada, como monitoramento por visão computacional das abelhas, visa otimizar práticas agrícolas, promovendo uma agricultura mais sustentável e econômica. A equipe Ana Cezarino, Camila Matos, e o desenvolvedor Paulo César.

O iLite é um software de gestão que oferece controle sobre recursos financeiros, operações, recursos e saúde animal. Ele permite a inserção de informações sobre o rebanho, controle de insumos, dados financeiros, e outras demandas como Rebanho, Agenda Animal, Banco de Gestão e Amigo Financeiro.

A plataforma IOTA reúne todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos IoT em um único lugar. Oferece integração plug-and-play de dispositivos IoT com a nuvem, contratação descomplicada de conectividade, criação de dashboards customizáveis, configuração de alertas, e ferramentas baseadas em IA e Big Data Analytics para análise de dados, detecção de anomalias e previsão de tendências.

De acordo com o coordenador do Cite, Gustavo Stein, InovaLácteos visa conectar os agentes econômicos do complexo leiteiro, incluindo startups, empresas de capital de risco, parceiros institucionais, consultores e Centros de Pesquisa e Desenvolvimento.
“Muito feliz e orgulhoso em ver a Fazu com três projetos no ciclo 3º do InovaLácteos, sendo que dois são projetos de alunos e professores. Isso mostra o quanto nossa comunidade interna está engajada e empenhada em desenvolver projetos inovadores e tecnológicos. Tenho certeza que esse ciclo vai ser um sucesso para esses novos negócios, que vão contar com total apoio da Fazu e das entidades executoras”, destaca.

Categorias